"TELEVISÃO É UM MUNDO À PARTE" Crônica de: Flávio Cavalcante

TELEVISÃO É UM MUNDO À PARTE

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Este é o mundo da televisão. A fantasia das câmeras atrai a todos que não conhece de fato os bastidores desse mundo de ilusões. "ATENÇÃO SILÊNCIO NO ESTÚDIO, GRAVANDO" e é toda hora essa frase nos ouvidos dos atores a cada cena de novela no momento da gravação. Os erros são inevitáveis e o estresse de alguns diretores nervosinhos é o normal no dia a dia das gravações. Atores renomados que não tem respeito pelos colegas de trabalho que chegam mega atrasados e muitas cenas são cortadas por causa da irresponsabilidade desses indivíduos que se dizem profissionais.

A realidade por trás das câmeras não condiz com a realidade que se ver nas telinhas na hora que o telespectador está em seu sofá confortável se emocionando ou se divertindo com as cenas das novelas. Muitos atores ganham destaque nas novelas, ficam conhecidos pela mídia e passam a viver uma realidade que não é a dele. O outro lado da moeda. Nem toda fama é sinônimo de dinheiro. A vaidade e o ego gritam nesse mundo de ilusões. O mais doloroso é ver o resultado da maioria dos atores talentosos na geladeira como assim denominam os bastidores das emissoras.

Lugar de ator é no palco ou diante das câmeras. A geladeira é um clausuro onde eles são jogados e apagados pela borracha dessa profissão ingrata para a maioria dos sonhadores que por causa do ego não põe os pés no chão e não sabem fazer outra coisa pra sobreviver que não seja viver da arte. Árdua escolha; pois vivem num mundo à parte.

Já não se faz mais televisão como nos tempos de outrora em que a guerra pela audiência era quase nula. O monopólio era total. Lembro-me perfeitamente quando eu consertava televisão em minha oficina eletrônica, a dona de casa deixava de comer para consertar os televisores, muitos deles à Válvula. Elas não podiam perder o capítulo das novelas apresentadas pelas únicas emissoras, Globo, SBT e na época a extinta TV Manchete, hoje Record.

O ator tinha um contrato perene e viviam realmente da fama. Não podemos dizer isso nos dias de hoje, acredito que devido à concorrência dos canais fechados, o telespectador tem a opção de mudar de canal caso as novelas não estejam sendo do agrado do telespectadores. A busca de audiência chega muitas vezes a emissora exigir dos autores cenas até apelativas para o públicos que em sua maioria acha falta de respeito no horário exibido e mergulham em outros canais afim de dar uma programação mais saudável para sua família.

Outrora uma novela chegava a durar cinco seis meses no ar. As produções eram de fato lucrativas e o topo da audiência era certa. Hoje em dia até os atores que se sobressaem nos produtos tem contrato em conta-gotas e eles não percebem que a geladeira está de portas escancaradas os esperando. Uma realidade certa que quando a ficha vem cair, muitos enveredam para um mundo à parte e caem na esparrela da depressão. Outros ficam se humilhando pedindo pelo amor de Deus uma oportunidade em outras emissoras e estas também em busca da audiência aproveitam a imagem do pobre coitado para ganhar também alguns pontos no ibope.

Quantos atores morrem esquecidos pela mídia e outros envelhecem sem nem serem lembrado que um dia já deram seu sangue pelo ibope da emissora e vivem enclausurados dentro de seus apartamentos sendo alimentados por um passado de glamour que só existe em sua mente tentando encobrir a realidade crua e doentia, mantendo ainda a esperança de um dia ter a chance de estar glamourosamente diante das câmeras.

A televisão é um mundo à parte onde o ator se não tiver a humildade de procurar outra profissão para passar a nuvem negra e a garantia de pelo menos ter a sua sobrevivência garantida, vai por certo viver de vento e expectativas na esperança de que algum autor tenha complacência de sua lamúria e volte a lhe dar uma oportunidade para uma mísera chance de alguns meses de contrato e pelo menos ter suas contas montanhosas no vermelho, mas, pelo menos o seu ego alimentado.

LAMENTAVELMENTE ISSO ACONTECE NO DIA A DIA NOS BASTIDORES DA TV.

Flávio Cavalcante.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 23/10/2015
Reeditado em 23/10/2015
Código do texto: T5424003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.