Lembrança do Eucalol
O sabonete Eucalol chegou ao mercado, nos anos 20 (sic). A princípio (em 1926) revolucionou o mercado brasileiro, era o primeiro sabonete “verde” à base de eucalipto, distribuído em todo o território nacional, inicialmente, o público brasileiro o rejeitou, acostumado que era apenas com cores mais suaves, tipo o branco e o rosa. A empresa então, para cair no gosto popular, lançou mão em 1930 de uma campanha de publicidade jamais vista na época: Decidiu colocar estampas diferenciadas dentro das embalagens dos sabonetes para incentivar o colecionismo, e com isso aumentar as vendas e o seu faturamento. No formato de brindes, as estampas do sabonete Eucalol viraram uma febre entre a população. Sua aceitação foi tamanha que as tais estampas passaram a ser consideradas um material incentivador da cultura; possuidor de cunho didático e um ótimo referencial de aprendizagem. No entanto, a chegada das multinacionais – LEVER e PALMOLIVE – enfraqueceu as vendas do EUCALOL, que retirou em 1957 as estampas do mercado, mesmo assim a queda acelerada no ritmo das vendas fez com que em meados dos anos 80 a empresa que produzia o sabonete EUCALOL abrisse falência, definitivamente. Lembro muito bem quando ouvia nas rádios uma propaganda que marcou bastante minha infância: “Quando ela está tomando banho, só quem vê é (EU)CALOL”. Pesquisando, só encontrei a seguinte referencia ao sabonete EUCALOL: “(...) Em meados da década de 50, lançou campanhas publicitárias destacando as estrelas nacionais e internacionais”. Infelizmente, não encontrei a dita propaganda que para mim, era a melhor da época. Ficam aqui as minhas recordações de infância.
Vejam e sigam Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências - http://josecalvino.blogspot.com/