UM GOL DE PLACA CULTURAL

No dia 16 de setembro de 2014, precisamente às 16 horas e 15 minutos, a Câmara Municipal de Itabira, aprovou em primeira e única votação, o Projeto de Lei Nº 100/2014 do Ilustríssimo Senhor Prefeito Doutor Damon Lázaro de Sena, instituindo o Sistema Municipal de Cultura de Itabira.

Essa discussão se arrastava há 16 anos e sempre que no passado abríamos essa pauta, entre os artistas da cidade e o poder público, a coisa era meio que ignorada, como se a cultura não tivesse nenhuma importância para nossa terra, nossos artistas e nossa gente.

Eu não sei porque cargas d’água há vários anos na terra de Drummond, a maioria dos políticos sempre pensou que ter um Festival de Inverno, realizar uma Exposição Agropecuária e mais cinco dias de Carnaval, pronto: o Fazer Cultural da cidade, estava resolvido.

Senhores, a cultura é muito mais que isso, ouso dizer que essas ações, não chegam sequer a um milésimo do que se pode fazer pela cultura e consequentemente pelos cidadãos itabiranos.

Nenhum prefeito, governador, presidente, deputado, vereador, senador e outros em sã consciência, deveriam ignorar uma coisa dessas, é mais que sabido que a cultura é um dos pilares de avanço de um país e consequentemente de seu povo.

Consideramos este 16/09, um dia histórico para nosso Município principalmente porque os Artistas Itabiranos agora sim, terão suporte para batalharem pelos seus projetos, pela sua autoestima e pelo sustento de suas famílias.

Temos certeza que a hora que começarmos a produzir um fazer cultural de verdade e tão necessário para nossa cidade e região, será como o lume de um farol a brilhar, aumentando a capacidade de todos; e como conseqüência, diminuindo drasticamente a violência que tanto nos assola, que tanto deturpa a cabeça de nossos jovens e crianças.

Confesso que eu já estava completamente desanimado com relação à arte/cultura em nossa terra.

Vale então ressaltar aqui esse grande feito do prefeito itabirano e de todos os vereadores de Itabira que unanimemente foram absolutamente solidários com nossa causa.

—Obrigado Senhores vocês merecem nossos respeitos e nossos aplausos por tamanha coragem e atitude e podem ter certeza, marcaram um Gol de Placa dos mais lindos da história Itabirana.

Itabira das Gerais

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 21/10/2015
Reeditado em 03/12/2023
Código do texto: T5421728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.