RETRATOS DA VIDA... II

Cada existência é semelhante a páginas de um livro em branco em que, cada um vai escrevendo, externando o seu nível de ser; é evidente que para muitos sutilmente afloram tendências, do passado, - de outras vidas. - que dentre as necessidades de cada um podem vir em forma de “lembranças”...

A conhecermos através de nossos cães, informados pelo nosso genro que no próprio bairro que moramos, havia uma clínica veterinária, em que a médica responsável era extremamente capacitada nos diagnósticos e no tratamento a cães e gatos, que hoje ganham lugar de destaque na maioria dos lares, quem pode dispensar suas benéficas companhias?

Na sequência, movidos pela lei da afinidade, foi se desenvolvendo uma amizade, e aos poucos nos inteiramos mais de sua vida; viera do Rio de Janeiro, - sua cidade de nascimento. - conhecera o esposo no despertar da adolescência, logo partiram para um compromisso mais sério o casamento, filhos, profissões idênticas em que tudo indicava a construção de um eterno amor...

Após alguns anos veio à separação, ficando com ela o compromisso de educar os três filhos; de lá, optou para vir para cá, aqui seria um novo recomeço, nova cidade, novos desafios e no início da década de 90, montou sua clínica veterinária, e, com o seu labor honesto, cativante capacidade de comunicação, angariou confiança e simpatia daqueles que a procuravam, num diagnóstico preciso, com a medicação adequada, a fim de que para alegria de seus donos, para que seus “pacientes” tivessem pronto restabelecimento...

Durante mais de uma década, foi também seu local de moradia, e como é natural perde-se a privacidade, pois a qualquer hora o profissional deve estar predisposto a atender, não importando se é domingo ou feriado...

Após muito esforço pessoal, consegue mudar-se, em que teria o seu espaço não mais junto ao seu local de trabalho.

Os filhos cresceram hoje adultos e em condições de comandarem seus próprios destinos

Há muito acalentara o sonho de estudar medicina humana, uma mudança financeira inesperada proporcionava esta oportunidade. Embora não tivesse o direito de opinar, mas quase sempre somos propensos a isto; mas, em função da amizade fraterna desenvolvida ao longo desses anos, quis dar o nosso parecer, como conseguiria conciliar as duas atividades? Com o tempo entendemos sua decisão pessoal, e passamos a ver por outro ângulo diferente; era um ideal, que não pudera realizar em função de compromissos mais prementes, agora, porém, surgira a oportunidade e porque não aproveitá-la?

Passamos a ver diferentemente a questão, passamos a incentivá-la, a conquistar este ideal, que estava “adormecido” pela sua circunstância de vida...

O seu mérito está em não acomodação, em uma situação em que muitos poderiam se “acomodar” e não lutarem para novas conquistas, que exige permanente dedicação sistemática aos estudos, pois é um dos vestibulares mais concorridos, - pois está perto de cinqüenta anos e concorrerá com jovens, que estão a todo “vapor”, de sequência nos estudos. - a temos a incentivado que conseguirá superar estes obstáculos; sugerimos até que depois de formada se especialize em geriatria, especialidade em que o país está em extrema carência; é um “auxilio mútuo”; sempre que lhes damos um novo artigo há o seu incentivo que deveríamos juntar estes anos de Reflexões do Cotidiano e publicar um livro; ficamos relutantes, seria bondade sua? E o que temos escritos incansavelmente, teria conteúdos para isto? Deixamos ao tempo para sua natural solução...

Que possa nossa leal amiga, - DCA. - receber a ajuda do lado de “lá”, que possa realizar nesta vida os objetivos que está se propondo, se formar em medicina, não objetivando tirar vantagens financeiras, mas tão somente visando servir o próximo, ontem como hoje tão carente de ajuda; quem sabe numa fundação, na qual nos propomos a ajudar dentro de nossas limitações e se ainda estivermos por “aqui”...

Curitiba, 14 de agosto – 2011 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 20 de outubro de 2015, e esta dileta amiga já está no quarto ano de medicina...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/10/2015
Código do texto: T5421665
Classificação de conteúdo: seguro