Camisa Amarela (seria trágico,senão fosse cômico)
No final dos anos 80 trabalhava de secretária e recepcionista de um modesto escritório de advocacia. Eu na verdade era multifuncional,limpava,fazia o café e serviços de banco. Minha rotina era muito assoberbada e um dia aconteceu algo que marcou minha vida.
O escritório era novo e ganhar clientes era essencial para assegurar que no final do mês meu salário seria pago. Esse dia que destaco foi atípico,meu chefe estava viajando e por telefone me pediu para levar uma grande pasta para um advogado auxiliar que as levaria para estudar. Como já estava quase na hora do almoço... ele disse que bastava passar em um restaurante que ficava a caminho do escritório e entregar ao rapaz de camisa amarela. Assim apressadamente peguei a pasta e fui rumo ao restaurante. Chegando lá o local praticamente vazio não vi ninguém com camisa amarela esperei um pouco e logo vi entrar um casal onde a mulher estava de camisa amarela,me aproximei e perguntei:- o Sr. é advogado? Ele repondeu sim,não tive dúvidas de que era ele e rapidamente coloquei a pasta sobre a mesa dizendo que era da parte do Dr. Castro,meu chefe.
No caminho pensei em como eu era esperta em ter tido a idéia de abordar o casal,do contrário estaria ainda esperando o homem de camisa amarela. Achei que meu chefe se confundiu e equivocadamente achou que era o homem que estaria de camisa amarela.
Fui almoçar e no final do meu horário,ja no escritório meu chefe ligou perguntando se deu tudo certo,no que com ar de inteligente e esperta confirmei que sim.
Os dias passaram e na quarta feira daquela semana aparece no escritório um rapaz franzino de óculos fundo de garrafa perguntando sobre o Dr. Castro que retornaria na sexta-feira. Expliquei que ele estava viajando e retornaria em dois dias. Ele então se apresentou dizendo ser o advogado auxiliar que havia marcado com ele no restaurante para a entrega dos documentos. Nesse momento entrei literalmente em pânico. E falei que eu tinha entregue os documentos para o advogado no restaurante combinado. Ele perguntou em qual restaurante eu fui,ele me esperou no lugar combinado e ninguém apareceu,descobri que ele foi ao restaurante duas ruas atrás do escritório. E faltando dois dias para meu chefe voltar comecei a chorar desesperada e com a convicção de que seria demitida por justa causa. Passei dois dias rezando.. Voltei ao restaurante tentando localizar o "falso advogado", mas ninguém o conhecia. Passei dois dias sem dormir e sem comer em estado de total desespero,meu aluguel e comida dependiam daquele salário. Na sexta-feira logo na primeira metade da manhã eu já convencida da minha demissão vejo adentrar no escritório o advogado"raptador de documentação alheia", simpaticamente ele entregou a pasta e disse que meu chefe fez bem em lhe enviar a pasta para revisão,haviam erros primários que prejudicariam o bom andamento dos processos,explicou que fez as correções e fez algumas anotações necessárias. Ele era simplesmente o melhor advogado da região,que generosamente analisou gratuitamente os processos e sequer questionou o motivo dos papéis terem parado nas mãos dele.
Minha confusão de algum modo contribuiu para alavancar os atendimentos do escritório. Depois de contar o ocorrido ao meu chefe,levei uma bela bronca seguida de uma promoção. Ele contratou uma moça para limpeza e café e outra para a recepção e eu fiquei com a área de assessoria do escritório...