A Felicidade

Diz o refrão de uma música famosa: "Tristeza não fim, felicidade sim". É meio chocante e amargo, mas retrata o desabafo de muita gente quando a ficha cai depois do desmonte de uma ilusão. Mas ainda assim é preciso ser otimista. Não riam, hermanos, eu juro que ainda sou um otimista.

Sei que vivemos numa sociedade capitalista e fria que cultua o bezerro de ouro, ou seja, o lucro, não importanto que seja obtido via desonestidade. Uma sociedade que premia os maus, acoberta os violentos, defende os cínicos, dá trela aos bajuladores, coloca debaixo do tapete o lixo das safadezas e é conivente com a impunidade. É uma sociedade perversa que gera a exclusão social.

Apesar disso, mesmo inconformados não podemos abrir mão de buscar um mínimo de felicidade. É preciso não ter medo de ser feliz. Odiar o mundo e as pessoas é colaborar com o sistema opressivo dos que exploram o povo. É fazer o jogo do mercado. O ódio gratuito não constrói absolutamente nada. Torcer para o circo pegar fogo é uma irracionalidade, um absurdo. Não respeito quem faz a aapologia do ódio. É fascismo. Penso que é o amor que dá forças para se lutar em favor dos oprimidos e para reformar a sociedade. Não se pode prescindir da emoção do amor para colecionar ódios. Isso só gera mais infelicidade. Acho que os mais conscientes e que lutam por uma sociedade nova têm mesmo que enduirecer na luta, mas, como disse o Che, ser perder a ternura jamais.

O grande mal de alguns e vegetar em vez de viver. É também pensar que a felicidade é uma ciência exata quando ela é apenas sentimento, um sentimento inerente ao ser humano. A felicidade é, sim, possível. Mais: ela pode parecer particular, mas não é. Ninguém é feliz sozinho. A felicidade é coletiva porque a obra do Criador foi feita tendo em vista uma humanidade feliz. O saudoso Gumarães Rosa disse que viver é perigoso, há riscos mas ela compensa quaisquer riscos. Um poeta, dizem que Pessoa mas há controvérsias) cantou que navegar é preciso, viver não é preciso. Só que vale a pena pagar o preço para viver com dignidade, bem como navegar sempre buscando o porto da felicidade, mesmo que seja uma utopia. A utopia ilumina. Sem uma utopia o homem nao vive, vegeta, é um meia bomba. É preciso acreditar numa utopia para poder ser feliz. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/10/2015
Código do texto: T5418490
Classificação de conteúdo: seguro