Conto e Crônica

Tenho dificuldade para classificar seu um texto é conto ou crônica. Sei que muita gente repete a definição de Mário de Andrade: "Conto é tudo aquilo que chamamos de conto". Acho que não é bem assim. Conto é conto, e crônica é ccrônica. São parecidos, concordo, até porque tanto os contos como a maioria das crônicas utilizam a ficção, mesmo com base em experiências vividas ou tiradas de causos do cotidiano. Tanto o contista como o cronista utilizam como matéria-prima o que conhecem,embora alguns realmente usem apenas a imaginação. E tanto um como o outro enfeita bastante o maracá, sem esse tempero tanto o conto como a crônica ficam sem gosto.

Sou práticvo na minha classificação. Prático e arbitrário: para mim o texto com até cem linhas é crônica, passou disso é conto. E priu. Cetto? Clçaro que não, é apenas uma gambiarra que utilizo, mas é assim que procedo. Outro ponto: quando se escreve apenas sobre um tema fixo, política, economia, sexo, moral, ética, meio ambiente e o escambal de assuntos fixos, não é conto e nem crônica é artigo, mas até estes eu classifico como crônica se tiver menos de cem linhas e, pasmem, mesmo sendo artigo se tivermais de cem é conto. Sou arbitrário, mando no meu pedaço, sou ditador, o cão chupando manga. Estão rindo? Mas é verdade, a minha classificação é baseada na quantidade de linhas. Eita véio imbecil da gota serena.

Olha, hermanos, possuo uma pasta com uns duzentos recortes das "crônicas" que escrevo mensalmente para os jornais de Pesqueira e de Arcoverde, todos esses textos, pasmem outra vez, têm mais de cem linhas. Sabem da maior? Vou começar a divulgá-los como contos aqui no Recanto, estou esperando apenas a disponibilidade de tempo do neto parfa digitá-los, ele só aceita digitar textos pequenos, mas vou suborná-lo, tenho meus macetes.

Tenho a mais absoluta certeza de que anão serão lidos, mas pelo menos ficaram gravados no acervo do Recanto porqwue as traças já estão começando a devorá-los. E se pelo menos as minhas queridas amigas do Recanto aqui e acolá derem ma lidinha nesses "contos" eu vou ficar bestinha. Eu babo quando uma delas faz um comentário sobre meus pobres escritos. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/10/2015
Código do texto: T5415475
Classificação de conteúdo: seguro