GOSTAR DE FUTEBOL PODE SER CRÔNICO

GOSTAR DE FUTEBOL PODE SER CRÔNICO

Melhor que escrever sobre futebol é jogar futebol. Paulo Mendes Campos que foi um craque da crônica, além de peladeiro e botafoguense evidenciou isso em um de seus textos. Numa de suas crônicas ela narra a seguinte cena:

Meninos batem bola, a redonda vai em direção a um sério cavalheiro. O distinto senhor vai devolver a bola, ele poderia devolver de maneira polida alcançando o objeto esférico para os guris mas ele não resiste a tentação de um chute.

Mas ultimamente para mim está mais fácil escrever. Quem sabe fale deste assunto em outro texto.

Para mim está sendo um agradável desafio falar sobre o esporte que acompanho desde os oito anos de idade ( campeonato brasileiro de 1993). Dupla satisfação pois exercito o meu gênero literário predileto: a crônica.

A crônica é uma conversa informal com o leitor, mas pode ser lírica e reflexiva. Paulo Mendes Campos falando sobre futebol transcendia o esporte bretão, revelava uma visão de mundo, uma sensibilidade para nos mostrar algo que os simples mortais não enxergavam.

O PMC embirrava com os sistemas táticos, eu acho que a grana toda que corre acaba de certa maneira “ matando um pouco” a paixão do torcedor. No entanto, graças a Deus durante noventa minutos eu esqueço de tudo isso.

Vou finalizar a crônica listando uns motivos para gostar de futebol. Dizem que ele nos distrai de nossos problemas sociais, mas tem momentos que é disso que a gente precisa ( pensar muito sobre o MMA político de petralhas e coxinhas me azeda o dia).

Tem conversas que só o esporte bretão proporciona e graças a ele escrevi esta crônica. Até a próxima!

Fábio Souza das Neves, 14 de outubro de 2015