Atitudes HOJE, para um mundo melhor AMANHÃ !

Não é de hoje que ouvimos falar das grandes ameaças que o planeta vem sofrendo devido à interferência desenfreada do homem. No entanto, parece que agora é o assunto do momento:

O mundo está no fim!

É claro que isto é muito sério, mas prefiro acreditar numa frase que ouvi em uma palestra sobre as mudanças no mundo atual, e procuro mentalizar quando as notícias catastróficas viram pauta nos meios de comunicação:

— O mundo não é o que a mídia prega! Disse o palestrante.

E foi justamente em uma outra palestra, num contexto mais religioso, que ouvi uma outra frase pertinente, que também me tocou bastante:

— O que você faz que agrada a Deus! Perguntou o palestrante, acompanhado de um silêncio profundo na sala.

Nisto levantou uma senhorinha do meio da plateia e respondeu convictamente:

— Eu reciclo!

Mais uma vez um pequeno silêncio seguido de vários risos tomou conta da sala.

E a senhorinha, com calma e convicta de que tinha criado uma polêmica, continuou:

— Não só reciclo, como economizo água, protejo os animais, e cuido da natureza como minha própria vida! Pois tudo faz parte de um todo: Criador, criação e criatura! Todos somos um só!

Estava criada a polêmica e o debate foi longe. Após várias discussões, cheguei a conclusão de que ela estava totalmente correta. Somos sim um todo e tudo faz parte de um grande mistério que nenhum cientista conseguiu desvendar. Cuidar da natureza é cuidar de si mesmo e vice-versa.

O homem tem o livre-arbítrio para fazer o que bem entender e isto faz parte da criação. No entanto, não significa que possa fazer escolhas em sintonia contrária a da natureza. Apesar da inteligência natural do homem, algumas coisas serão sempre limitadas.

O homem é capaz de iluminar o mundo inteiro, mas nada se compara a claridade de um dia ensolarado. O homem é capaz de criar barragens, transpor rios, irrigar grandes áreas, mas nunca conseguirá produzir a chuva. O homem pode criar produtos transgênicos, fertilização in-vitro, clones, mas nunca desvendará o mistério do “nascimento”. O homem pode produzir a mais perfeita máquina, mas nunca poderá criar um cérebro humano!

Tudo é um grande mistério, e sem querer fazer demagogia sobre religião, não há como falar que este mistério não é regido por um ser de luz, uma energia ou mesmo o criador como disse a sábia senhora.

E porque tudo está mudando tão rapidamente?

O que se percebe atualmente com todas as mudanças positivas e negativas do mundo, foi que, se perdeu o amor e o respeito por tudo, principalmente pelo ser humano, pela vida e pela natureza!

A atitude que a senhora demostrou na palestra em relação a natureza se chama RESPEITO, uma das maiores virtudes do ser humano. Aliás, não só do ser humano, mas de todo ser vivente existente na terra.

Contudo, podemos perceber que nem sempre foi assim. Antigamente, as relações do homem com a natureza eram permeadas de crenças e de magia, pois se tratava de uma relação divina de respeito. Havia um grande medo de vingança por parte do homem, e era este medo que impunha um equilíbrio moderador no instinto destruidor do ser humano.

Infelizmente, ao longo do tempo isto foi se perdendo devido a evolução do homem, chegando a extrapolar os limites naturais do planeta. A ganância pelo poder e dinheiro foi tomando conta da humanidade de tal maneira que não acompanhou o percurso natural da vida, o que fez chegar a um estado profundo de saturação.

Chegamos ao limite!

Mas nem tudo está perdido! Ainda temos chances de reverter este quadro! Temos a vida e o que restou intacto da natureza em nossas mãos. Temos a inteligência e o poder de evolução natural das coisas. Temos a crença, a magia e a fé que existe algo maior que comanda tudo isto.

Só nos resta agir! Mas como?

Com simples e pequenas atitudes que visem proteger e cuidar da vida e da natureza. Num contexto mais ecológico, digamos que devemos começar agora a plantar atitudes, pois estas atitudes serão sementes lançadas ao tempo que florescerão e produzirão frutos para as futuras gerações.

Enfim, devemos resgatar de uma vez por todas aquilo que se perdeu ao longo do tempo:

O amor e o respeito PELA VIDA!

Dú Pereira
Enviado por Dú Pereira em 14/10/2015
Código do texto: T5414604
Classificação de conteúdo: seguro