Deviam ler a História

Admito que vivemos numa época que as pessoas não ligam a mínima para a História, mesmo os que ocupam altos cargos, em especial os políticos. Se lessem começariam a refletir mais sobre o poder e as tramas para interromper o processo democrático. Com um pouco de leitura da história entenderiam que as grandes tramas ou rupturas institucionais devoram até os seus líderes.

Vejam a Revolução Francesa. Quem foram os seus maiores lídes de verdade? Eu acho que foram Danton, Robespierre e Marat, secundados talvez por Saint Just e Cia. Pois bem, Danton, Saint Just e Robespierre terminaram guilhotinados pela revolução que ajudaram a implantar. Dizem que até o inventor da guilotina, o doutor Guilhotin, tambe receu os favores do seu invento. Quanto a Marat não chegou à gulhotina, foi apunhalado numa baneira por Madame Corday, era o famoso Amigo do Povo, nome do seu jornal. Era talvez o revolucionario mais ideológico. Resumo da ópera-bufa: assumiu o poder um jovem militar chamado Napoelão Bonaparte, gênio das batalhas, mas muito vaidoso, ele mesmo se corrou imperador da França, fez várias guerras e... terminou deposto e exilado numa ilha quase deseerta, morreu quase louco.

Há ene exemplos na História. Os nossos políticos deviam lê-la. principalmente os mais excitados, frenéticos e que vivem num eterno frisson. São os coveiros da democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/10/2015
Código do texto: T5413240
Classificação de conteúdo: seguro