"UMA ESPERA INTERMINÁVEL" Crônica de: Flávio Cavalcante
UMA ESPERA INTERMINÁVEL
Crônica de:
Flávio Cavalcante
Aqui falamos de paciência. Esta que determina o estágio de evolução do homem. A ociosidade grita alto nessas entrelinhas em pessoas desprovidas desse tema. Pessoas que conseguem superar esta espera interminável são consideradas pessoas que sabem controlar o seu emocional e dão credibilidade ao ditado popular “A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE”, mesmo tendo no fundo do subconsciente que o esperado jamais chegará.
Aquela espera interminável que parece que o mundo joga cada um de nós no escanteio e que para outrem parece que as portas ficam escancaradas numa rapidez supersônica. Parece que Deus abandona alguns de seus filhos e entrega nas mãos do diabo; pois estas pessoas levam a vida na labuta e não conseguem absolutamente nada.
Segundo alguns estudiosos o saber esperar é uma virtude. A ansiedade do querer que as coisas aconteçam em jato supersônico, cria uma moléstia que muitas pessoas adoecem e muitas vezes viram dependentes de remédios controlados, quando não adquirem problemas cardíacos sérios chegando em alguns caso à óbito.
A ansiedade estimula o principal mal que é o vício do cigarro. Outras pessoas engordam descontroladamente por não conseguirem parar de comer. Cada ser humano reage de maneira diferenciada. E dependendo do grau da dependência, o consumo do tabaco por exemplo; pode ser ainda maior, na intenção de aliviar as tensões que chegam a ser desastrosas.
Em pesquisa descobrimos casos de hipocondríacos que buscam alternativas de qualquer pessoa que indicar remédios para saciar essa espera louca e interminável. Tomam qualquer tipo de remédios sem o mínimo acompanhamento médico.
O saber esperar é próprio da pessoa madura espiritualmente. Elas não conseguem se apegar a nada que venha a prejudicar o seu bem estar natural. Estas pessoas são desprovidas que qualquer apego à matéria e enxergam a vida como uma passagem e que estamos aqui para crescer espiritualmente. São pessoas pacientes, falam pouco e escuta mais. Enxerga que cada um tem a sua missão e que as coisas acontecem na hora certa se tiver de acontecer. Estas pessoas não se abalam com as quedas da vida e progridem à passos largos na evolução espiritual.
Quantas vezes reclamamos do criador por permitir que a vida dê boas gargalhadas para uns enquanto para outrem a vida parece virar as costas? Enquanto uns gozam de tudo que a vida possa oferecer em se tratando de opulência, outros vivem na miséria. De onde vem essa empatia para uns e antipatia para outros, se somos filho do mesmo pai criador?
Sabemos também que nada na vida é por acaso. Tudo tem uma razão de ser. E partindo desse fato, só há uma forma de entender o porquê isso acontece, já que poderíamos ter o mesmo merecimento e até porque somos filhos do mesmo criador. A única explicação que temos é débitos de vidas anteriores. A reencarnação é a única explicação mais óbvia dessa espera interminável para uns e para outros as porta parecem viver escancaradas como falamos anteriormente.
Ninguém consegue ser paciente de uma hora para outra. Essa tarefa ao longo da vida é como efeito formiguinha. É de grão em grão que a galinha enche o papo. A paciência é um quebra-cabeças que temos que montar cuidadosamente peça por peça.
O último degrau dessa evolução é quando somos avaliados e agraciados com as palavras.
ESTE TEM PACIÊNCIA DE JÓ
Flávio Cavalcante