Por que não publicar em Redes Sociais!

Essa semana encontrei um colega de faculdade que sempre postava coisas bem interessantes sobre geopolítica e macroeconomia. Percebi que nao o via mais online e detectei que o mesmo havia removido sua conta online. Ao encontra-lo nas dependências da faculdade de direito da ufam o questionei sobre os posts e ele me respondeu dizendo que rede social é uma ilusão e que havia removido todas suas contas online. Hoje vejo mais um colega que escreve bem dando mais um Adeus ao facebook. O que apenas refletiu algo que já venho observando nos últimos tempos, sobre comportamento online. Ao tempo que começaram a escrever e postar nessa rede, eu tinha alertado aos mesmos sobre o destino de seus pensamentos não serem apropriados. Na época ouvi coisas como "posto onde eu quiser". Muita gente esta focada apenas no facebook mas esquecem que a internet é muito maior que isso, existem sites especializados para publicação de poesias e pensamentos, assim como existe o youtube pra vídeo possuindo ferramentas mais complexas, mas principalmente tendo oportunidade de destinar o material a um publico mais especifico. Sei que quem produz conteúdo o faz pela recompensa do reconhecimento do seu eu, é uma questão de alimentar seu ego, e até ai tudo bem, não é uma crítica, pois nesse caso um ego alimentado produz, de fato, conhecimento, algo interessante a ser lido, bem diferente de alguém que apenas promove sua imagem corporal. Deste modo, concluí que estas e outras que não vejo postarem mais, não o fazem, justamente por algum motivo não estarem tendo seus egos alimentados. Concluí empiricamente que este fenômeno ocorre por que seus contatos virtuais aparentemente, tendem a não oferecer alimento a alma. o Reconhecimento hoje se dá através dos likes e comentários, e acredito que quem escreva espere um feedback. Elemento este crucial no sistema comunicativo (emissor, meio, receptor e feedback). Para que esta conclusão não ficasse apenas no empirismo, tratei de fazer um rapido experimento (e vocês podem fazer o mesmo)...visitei os perfis das pessoas mais inteligentes dentre minha lista, e pude observar algo bastante interessante que provou minha hipótese. No perfil destas pessoas, os textos que elas produziram e compartilharam tinha menos curtidas e praticamente zero de compartilhamento...enquanto o conteudo que elas estavam promovendo de terceiros, ou que simplesmente nao tinha um conteúdo serio (zoeras) eram exaltados. A conclusão final que cheguei é que as pessoas na verdade tendem a ignorar uma postagem inteligente de alguem proximo, por, acredito eu, inveja. Como se premiar o conhecimento alheio lhe fosse arrancar um pedaço de sua propria inerte capacidade de produzir algo semelhante ou melhor. Destarte, se tens talento para poeia, literatura, ou o que for, não poste em facebook, nossos "amigos" sequer sao especializados para dar uma opnião imparcial sobre a qualidade da produção. Incorre em risco de criar mais inimigos caso sua produção simplemente reflita sua opniao, pensamento esse que, se transgredir o modelo hipocrita que vivemos te causará ainda mais problemas, mais do que os esperados likes do reconhecimento. Eu produzo conteudo, mas com certeza facebook nao é o destino que escolho pra tudo que penso... e só lamento minha timeline ficar cada vez mais burra.