ZÉ LARÁPIO

Em Ibirité/MG, lá pelas bandas de Brumadinho, na zona metalúrgica, região desbravada por bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas, na bacia do Paraopeba, havia um delegado famoso, o Doutor Falcão, conhecido por sua astúcia e dureza no combate ao crime.

Certo dia ele recebeu queixa de um morador contra um tal de “Zé Larápio”, o qual alegava ter tido sua viola roubada pelo meliante, solicitando providências por parte da autoridade policial.

O delegado pediu ao queixoso que lhe trouxesse três testemunhas, pois já andava de olho no “Zé Larápio”, mas o cara era ladino e escorregava que nem quiabo. Dessa vez o policial queria armar bem o laço.

Intimado, o “Zé Larápio” compareceu e viu-se diante das três testemunhas, as quais foram interpeladas pelo delegado, o qual indagou da primeira:-

“- O senhor viu o “Zé Larápio” apossar-se da sua viola?...” – e o cidadão respondeu:-

“- Ver eu não vi, doutor. Mas foi ele mesmo. Ele já me levou um cavalo, tenho certeza de que levou a viola!”

O Dr. Falcão chamou a segunda testemunha e fez a mesma pergunta, ouvindo em resposta:-

“- Eu não vi, mas só pode ter sido ele, delegado. Já me levou umas galinhas e pode ter roubado também a viola!”

O policial fez algumas anotações e chamou a terceira e última testemunha de acusação:-

“- E o senhor? Viu o “Zé Larápio” levar a viola?” – no que veio a resposta de bate-pronto:-

“- Também eu não vi, doutor delegado. Mas tudo que some aqui em Ibirité o culpado é o “Zé Larápio”. Ele já me levou um cabrito e deve ter levado agora a viola.”

O delegado Falcão coçou a cabeça, pigarreou e chamou mais próximo o “Zé Larápio”:-

“- Zé Larápio”, na verdade você está absolvido por falta de provas. Pode ir embora.”

E o gatuno, coçando a cabeçorra:-

“- Absolvido, Doutor Falcão? Quer dizer então que eu tenho de devolver a viola?...”

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 11/10/15

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 11/10/2015
Reeditado em 13/10/2015
Código do texto: T5411208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.