Napoleão e o Camponês

Li, não me lembro onde, que depois de uma batalha perdida, acho que a de Walterloo, Napoleão voltando para Paris, acompanhado do marechal Ney e os outros generais do seu estado-maior, todos cabisbaixos, a primeira pessoa que avistaram foi um camponês lavrando a terra. Este nem levantou a vista para observá-los, continuou o seu trabalho, sem se tocar que estaria observando um fato histórico: a volta de Napoleão e seu estado-maior derrotados. Era testemunha ocular da história e não ligou piroca nenhuma para esse fato. Ignorou.

Alguém pode arguir que isso se deu devido à ignorância do camponês. Certo? Acho que não, se analisarmos as coisas do ponto de vista do camponês. Que mudaria na sua vida se parasse seu trabalho para contemplar Napoleão e os generais, cumprimentá-los, baer continência e etc e coisa e tal? O imperador vencendo ou ganhando batalhas o camponês continuaria no mesmo: trabalhando de sol a sol para sustentar os exércitos, poder, as mordomias sdessa elite. Muito melhor ficar fazendo seu serviço sem dar bola para esse pessoal. Ele seria sempre um explorado, caso não estivesse plantando estaria morrendo nos campos de batalha, como bucha de canhão O pobre sempre foi explorado. Ontem e hoje.

Na verdade, os grandes heróis em todos os temos sempre foram os pobres, como esse camponês, são eles que constroem os países, financiam as mordomias dos graúdos, se sacrificam pea pátria. E todo o mundo. Sempre me lembro daquela marchinha do carnaval que falava no pedreiro Waldemar que construia a casa e depois não podia entrar nela. Herói não era Napoleão, herói era o camponês. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/10/2015
Código do texto: T5410940
Classificação de conteúdo: seguro