MIRNAS e MARINAS

A Terra quando vista no espaço ou do espaço, não tem referencial para afirmar qual continente esta acima ou abaixo. Qual a parte de cima ou parte de baixo. Quem esta do lado de cima ou quem esta do lado de baixo. Onde é o norte ou onde é o sul. É um planeta girando em torno de um eixo imaginário na imensidão do Universo, acompanhado por um satélite natural denominado de Lua girando em sua volta.

O globo terrestre foi dividido em dois hemisférios, um no norte (HN) e outro no sul (HS), um acima e outro abaixo. Um grupo de países ocupa o HN enquanto outro ocupa o HS. O conhecimento cartesiano, científico e cultural estabeleceu regras de superioridade entre os hemisférios. Regras dos jogos de poder e de interesses. Ao fazer um trabalho científico, o autor utiliza a palavra norteamento, dando a entender que olha para a direção certa. Paulo Freire sugeriu o uso de suleamento, como um olhar para si, um olhar para os nossos problemas.

Ao longo da história, o Brasil viveu aos cuidados e explorações de países mais velhos. Primeiro sob os títulos de descobridores, catequizadores e colonizadores. Mais tarde vieram os imigrantes, depois os turistas. A sociedade científica participou (e participa), como professores e educadores, na construção e na educação do país. E as comunidades científicas sempre criam mais um degrau, para não perder o educando, e um espaço conquistado e ocupado. Degraus do nível fundamental e médio ao superior, com graduações, especializações e pós-graduações. Critérios culturais e educacionais copiados de outras sociedades.

Um dia o país cresce, fica mais velho e experiente, mudam as visões de mundo. Um dia usamos outros hemisférios, os cerebrais, que não estão acima ou abaixo, mas a direta e à esquerda, no mesmo nível, trocando informações e chegando a conclusões.

Na história econômica do país, primeiro exploraram os vegetais, depois os minerais (setor primário). Chegaram empresas e exploraram mercadorias (setor secundário). Vieram então oferecendo serviços como: seguradoras e bancos, cambio e turismo (setor terciário). Primeiro chegaram como pessoas físicas (imigrantes) para anos depois chegarem como pessoas jurídicas em multinacionais. Aplicaram os mesmos critérios que ensinam na gerencia de produção. Agora chegam novos administradores de serviços oferecendo arenas, para futebol e diversão.

Mudanças Influenciam Resultados (MIR). Um dia o novo envelhece e mudam os paradigmas (“Mudança de Paradigma” em Informática em Revista RN – Abril/14). Um dia a bola de boliche chega e derruba os pinos perfilados (“Strike” em Informática em Revista RN – Maio/14). Não importam as denominações das direções (NAS - North and South, ou de Norte a Sul). Importam as Necessidades Administradas e Solucionadas (NAS).

MIR - Modelos Indicadores de Resultados. Modelos Influenciados pela Região. Um modelo administrativo deve levar a um lugar indicado e desejado. O que é bom para um, não é bom para o outro. Cada organismo reage de uma maneira. Uma empresa é um organismo jurídico condicionado e controlado por organismos vivos e pensantes.

A gestão da qualidade desembarcou com modelos, regras e nomenclaturas importadas. Modelos que objetivam resultados para quem os criou e implantou. Criam uma ilusão do ótimo, adaptando e adotando regras e conceitos em produtos aqui e ali, que serão derrubadas com outros conceitos ao chegarem lá e acolá.

Thales de Mileto observou a sombra das pirâmides, avaliou e calculou seus ângulos chegando a uma formula. Pitágoras observou o triangulo e descobriu uma relação entre catetos e a hipotenusa criando uma formula. Santos Dumont observou os pássaros e voou. Um gestor da qualidade é um ferramenteiro. É necessário ser. Deve observar os problemas, e criar ferramentas de controles e ajustes.

MIRNAS – Mapas Informativos de Riscos, Normas, Atividades e Serviços; MIRNAS – Modelos Indicadores de Resultados Nas Atividades Sistêmicas; MIRNA - Matriz Inicial para Registros de Negócios, Agricultura e Serviços; MARINAS - Modelos Avançados Redimensionais para Indústrias, Negócios, Agricultura e Serviços. Não importam as siglas e direções, mas uma resposta alcançada e desejada.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 22/05/2014

Texto produzido para: Blog O Ferramenteiro

Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality; knowledge

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 10/10/2015
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