V e r u s k a

Só o nome chamava à atenção, porque sempre foi uma menina tímida, com aquelas tranças ridículas, caladona, desengonçada e sózinha, não conseguia fazer amigas. Virou moça assim, conseguiu terminar o curso pedagógico e virou perofessora municipal, mas não conseguia se impor aos alunos, eles mangavam dela, até do seu óculos horroroso, tipo fundio de garrafa, ainda tentou mudar as tranças num cocó ou botar um lenço na cabeça. Não mudou nada, continuava uma patinha feia e desenonçada. E, no entanto, era bonita e bem feita de corpo.

Foi api que um sujeito mau-caráter, preguiçoso e malandro botou os olhos nela, precisava de uma esposa para lhe servir como empregada e cozinheira, além do mais do salário dela, que juntando com o seu que era também funcionário mixuruca da prefeitura dava para o gasto, inclusive para beber e jogar, a sua perdição.

Casaram, o pai de Veruska estava querendo livrar-se dela. A pobre saiu de um sofrimento para enfrentar um tormento, era lavadeira, cozinheira e escrava do malandrão, e quando ele chegava bêbado ainda a maltratava,inclusive com tapas e safanões.

Na rua que moravam, defronte da casa deles, havia um comerciante viúvo, Seu Antero, um homem dos seus cinquenta anos, forte, decidido, rspeitado por todo mundo, daqueles que não levam desaforo pra casa. Seu Antero simpatizou com Veruska e ficou revoltado com o modo que o marido a tratava, não aceitava, aquilo o incomodava. Na mesma rua ele tinha um salão alugado a um cabelereiro chamado Pepito, um sujeito que andava rebolando, gay assumido, mas que era gente de confiança de Seu Antero, era quem até arrumava mulheres para o comerciante. Ele mandou Pepito levantar tudo da vida de Veruska. Foi fácil, Pepito foi se chegando, conversando, levantou tudo, a infeliz vivia triste e apanhava muito do malandro, estava com uma receita para mudar as lentes dos óculos mas o malandro tomava o salário dela, não podia nem aviar a receita. Seu ASntero ficou a par de tudo, inclusive passou a cumprimentar Veruska, com todo o respeito, ela correspondia, simpatizava com o comerciante, criou-se entre os dois um clima de simpatia e mais alguma coisa. Resultado, um dia bem cedo, na noite anterior ela tinha apanhado muito, Pepito foi buscá-la, aviarama a rfeceita, com uma nova armação de óculos bem bonita, levou-a a uma butique e comprou varios vestidos e roupas para ela. Depois no salão deu uma repaginada total nela, inclusive ela veastiu um dos vestidos e aí, sim, o nome da famosa modelo lhe caiu como uma luva. Foi para casa, Seu Antero viu quando ela chegou da varanda de casa. O marido dela estava puto da vida, explodindo de raiva, não tinha almoço we a mulher estava fora. Quando a viu cirou uma fera chamou-a de puta safada e disse que ia lhe dar uma pisa. Partiu para ela, mas de repente ouviu às suas costas uma voz: - Não toque na moça, seu safado, se você encostar um dedo nela morre! Ele virou-se e viu o comerciante, no ato perderu todo o embalo e valentia, virou uma seda, ainda quis se desculpar, mas o comerciante com um gesto mandou calar-se e disse a Veruska: - Moça, acho que você anão tem mais nada a fazer aqui, peque os vestidos eque comprou e os documentos que vou levá-la para minha casa. Ela atendeu prontamente. O marido ficou só olhando, de cabeça baixa, completamente acovardado, sabia quer perdera a mulher para sempre, entendia que não podia concorrer com o comerciante, em nada.

No outro dia Pepito vinha rebolando na rua, na esquina o malandro o interpelou e disse que ia lhe dar uns tapas porque fora ele quem desencamainhara sua esposa, partiu para o calelereiro, mas aí o gay deu um salto bateu mão de uma navalha, ela brilhava ao sol, e advertou o malandro: - Vai encarar, seu nojento, corto você todinho em pedaços, cortoatpe sua rola, você vira boi de carro. Eu vinha mesmo lhe dar um recado de Seu Antwero, ele mandou lhe dizer que você tem 48 horas pra desaparfecer da cidade senaao vai acordar comendo formiga, mortinho da silva conceição. escolha.

O malandro fpiembora para São Paulo, nunca mais voltou. Veruska ficou vivendo com Seru Antero e virou locmotiva da sociedade, uma rainha. Quando foi dia desses ao salão de Pepito coniidenciou a esse seu amigo: - Pepito, eu acertei foi uma milhar cheia, ganhei um marido de verdade, um homem bem de vida, bim, e que sabe fazer coisas qe eu não te conto porque você vai ficar com inveja. riram muito. Veruska acertou mesmo uma milhar cheia, e isso antes da Lei Maria da Penha. Esse causo foi um pouco enfeitado mas é quase verdade. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/10/2015
Código do texto: T5407366
Classificação de conteúdo: seguro