TRATADO BRASIL-JAPÃO - 120 ANOS

Só se falam nessa data, mas se for perguntado, poucos sabem dizer o que representa. O documento foi assinado em 5.11.1895, em Paris. Os instrumentos de ratificação foram trocados no mesmo país em fevereiro de 1897. Alguns meses depois, o Brasil instalou embaixadas em Yokohama e Kobe.

Há dois significados: 1) início das relações diplomáticas entre os dois países e a presença e da abertura do Brasil à Asia e ao Japão, no contexto da América Latina.; e 2) é um marco a partir do qual vem dar-se a imigração japonesa para o Brasil. É também importante para a parceria relevante em múltiplos campos.

Não para nós, os leigos, mas no mundo diplomático esse tratado é encarado como muito importante. Por exemplo: o Príncipe Akishino e a princesa Kiko virão ao Brasil em 28 de outubro, em visita oficial.

Para celebrar esse centenário acontecimento, inúmeros eventos já foram realizados na capital de São Paulo, como sessão solene na Câmara Municipal, Simpósio conjunto da USP e KEIO (universidade japonesa) e exposição. Festival de fogos no Interlagos e muitos outros. Veja no FACE -120 ANOS DE AMIZADE onde trata de outros eventos realizados na capital federal e histórico do tratado. É um site oficial.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 07/10/2015
Código do texto: T5407087
Classificação de conteúdo: seguro