ORGULHO E O EGOÍSMO.

No cap. XI do Evangelho Segundo o Espiritismo, há duas mensagens, abordando os temas; Orgulho e o Egoísmo.

A primeira é assinada pela entidade Emmanuel, com a data de l.86l, - Paris, a segunda por Pascal, em l862, - Sens. Na primeira, afirma: “Egoísmo, esse é filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias deste mundo.” A segunda mensagem afirma: “Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, haverá sempre um caminho para o mais sagaz, uma luta de interesses onde são pisoteadas as mais santas afeições, onde os laços sagrados da família não são mesmo respeitados”.

Estas duas mensagens em breve complementarão 150 anos de sua publicação, parecem tão atuais, quando observamos o comportamento de alguns setores de nossa sociedade.

O orgulho e o egoísmo se constituem nos maiores entraves para que o nosso mundo já tivesse alcançado um degrau a mais na sua escala evolutiva, - Mundo de Regeneração-.

Ao observarmos os aspectos econômicos das atividades humanas, vemos que eles estão presentes, dificultando enormemente, para que os patamares mencionados acima já tivessem sido conquistados...

Até que ponto a ganância do lucro e o acumulo dos bens terrenos, justificam os meio pelos quais isto é conseguido; grandes grupos se juntando os outros grupos, formando verdadeiros cartéis, em busca do domínio econômico, nas várias áreas da sociedade, pouco se importando se tal procedimento venha causar o desemprego, principalmente para os menos classificados, e atingindo também aqueles que tiveram oportunidade de aprimorar-se mesmo no setor universitário.

O Criador na sua Infinita Sabedoria gerou na sociedade a diversidade de aptidões, formando um incrível leque de atividades, pois se todos fossem doutores, quem seria incumbido de exercer as atividades mais simples, porem, necessárias a sociedade como um todo?

Dando dois exemplos práticos; no bairro em que moramos, há o ônibus alimentador, no sentido bairro terminal, vice-versa, sem aviso prévio, os ônibus convencionais, com cobrador, foram trocados por veículos menores, com a metade da capacidade de passageiros, onde foi retirado o trabalho do cobrador, que passou a ser exercida pelo próprio motorista; se dirigimos o carro e atendemos o celular podemos ser multados, imagine o motorista dirigindo e fazendo o troco... Pouco se falou sobre isto, por parte dos poderes constituídos, onde o egoísmo falou mais forte, eliminando o emprego do cobrador...

Em nossa cidade, várias redes de supermercados, passaram para mãos de outros grupos econômicos, onde houve uma preocupação de diminuir os caixas rápidos, o que acarreta enormes filas, onde na entrada havia dois fiscais, para controlar a entrada e saída dos veículos, hoje esta função é exercida por um empregado, - com certeza, terceirizado. -

Encerrando nossas reflexões de hoje, que dizer das indústrias que aproveitando a mão de obra barata, mandam produzir seus produtos na China e Índia, para diminuir seus custos de produção, aumentando seus lucros, pouco se importando se este comportamento venha em detrimento do emprego de seus países de origem...

Portanto, o conteúdo que as duas mensagens do Evangelho Segundo o Espiritismo, expressaram são atuais, pois o orgulho e egoísmo continuam a falar mais alto, no comportamento de grande parte das criaturas humanas. É urgente reavaliar conceitos e valores, para que o Mundo caminhe para melhor, onde a palavra irmão e próximo sejam compreendidas como necessidades nossas, pois as necessidades básicas é um direito de cada ser, onde o grau de evolução será demonstrado com menos orgulho e com menos egoísmo...

Até as próximas reflexões sobre o cotidiano.

Curitiba, 5 março de 2008 Saul Hoje é 06 de outubro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/10/2015
Código do texto: T5406787
Classificação de conteúdo: seguro