J u í z e s

Um amigo meu, conhecedor e estudioso dos assuntos da área da justiça, me disse algo que me deixou perplexo: os ministros da suprema corte e os juízes de quaisquer cortes dos Estados Unidos não dão entrevistas e nem palpites sobre processos, justiça e política, quase não falam à mídia, são quase surdo-mudos para o sistema de comunicação.

Segundoele, não houve no decorrer do famoso processo de Watergate que obrigou Nixon a renunciar, um só pronunciamento, entrevista ou palpite dos juízes, só falaram nos autos e na hora certa. Disse que na Inglaterra é da mesma forma, também na Alemanha, na França, Na Suécia..., em qualquer país civilizado. Que essa febre por microfone e câmara por parte de juízes só acontece em repúblicas bananas e em país cucaracha.

Nos países sérios e civilizados os ministros da suprema corte eos juízes em geral se preservam, que isso faz parte das tradições da justiça. E que jamais um juiz deixa vazar emm conta-gotas notícias sobre processos, nem fica palpitando na midia.

Esse cara, o meu amigo, me disse que e simplesmente impossível nos Estados Unidos e nos países civilizados um juiz tipo Gilmar Mendes. Que nesses países ministros da suprema corte e jupizes em geral só falam nos autos e na hora de dar a sentença.

O Brasil é mesmo um país festivo. Aqui nem os jupizes deixam de ter atração fatal por microfones e câmeras. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/10/2015
Código do texto: T5405221
Classificação de conteúdo: seguro