VENCENDO OS DESAFIOS INTERNOS

Viver já é um desafio. Essa é uma afirmativa que não pode ser negada por ninguém porque viver é um constante desafio que temos pela frente principalmente nos dias atuais quando se perde os valores pelos mais simples motivos. Aqueles valores que a décadas atrás eram importantes para a construção da personalidade humana e de como o ser iria agir em sociedade foram se perdendo ao longo dos anos e em razão disso, a futilidade tomou conta de seu lugar e hoje o homem passou a ser mero instrumento nas mãos de outros, o que torna o desafio de viver ainda mais importante e difícil. Mas hoje quero falar de um outro desafio, um desafio que por medo procuramos não ter que enfrentar em nossa vida. É exatamente quando temos que desafiar a nós mesmos. Quando somos lançados a nos confrontar a nós mesmos como se estivéssemos em frente a um espelho. Esses são os piores e mais violentos desafios que enfrentamos em nossa vida. Somos impelidos a nos acovardar ou retroceder diante das situações de medo ou de mudança que temos que enfrentar. Quantas vezes por dia temos que lutar contra nós mesmos e somos desafiados a todo momento. Nossa inteligência é desafiada por nós mesmos quando nos dispomos a realizar um trabalho que queremos fazer e necessitamos dela. Nossos sentimentos são desafiados por nós mesmos, quando nos encontramos diante de várias situações em nossa vida. As vezes deixamos aflorar sentimentos covardes e mesquinhos como a ira, o ódio, a inveja, o egoísmo e dai temos que desafiar a nós mesmo para que consigamos vencê-los, porque se estão dentro de nós, cabe exclusivamente a nós vencermos tal desafio. Em alguns momentos a vida nos coloca em situação de perda. Perdemos o emprego, um amor, um ente querido, algo que nos fazia bem ou que era importante e daí somos desafiados por nós mesmos a superarmos esse sentimento de perda que nos invade. E que momento crucial esse em nossas vidas de tentar vencer nossos próprios limites. Crucial porque é colocada em cheque nossa capacidade, nossa vontade e até mesmo nossa fé. Porque alguns desses desafios internos que enfrentamos só podem ser resolvidos através de nossa fé. Crucial porque além de nos desafiar eles testam os nossos limites e nossas forças ao extremo. Mas é exatamente nesse momento tão crucial que devemos ter forças, fé e coragem para vencer os desafios que nós mesmos impomos a nós, a cada dia, a cada semana, a cada ano de nossa existência. Sem esquecer da intervenção divina direta em nossas vidas, empreender todos os esforços para que esses desafios sejam vencidos. Viver não é fácil, mas pode ser gratificante, a partir do momento que nos esforçamos para vencer nossos desafios internos e assim poder vencer aqueles desafios que irão aparecer ao longo de nossas vidas.