Fila de espera

Às vezes sinto que estou presa em uma grande fila. Dependo do que me aguarda no final, e sinceramente, quero muito seja o que for o que me aguarda - apenas espero que seja gratificante. Mas se a vida toda é quase um elemento surpresa, imagine só o que me resta quando chamarem meu nome...

Não quero soar pessimista, mas a vida, por um lado, é isso mesmo, uma grande fila de espera. Não é uma fila de espera tediosa, é como comerciais durante um filme: Você talvez até se divirta durante todos eles, mas ainda continua ansioso e curioso sobre o filme e o final dele...

Começando bem do começo, as mães pacientemente - ou não - esperam que nascemos logo. E então, nascemos. Então esperam que a gente ande. Aprendemos a andar, e então esperam que a gente fale.

Tagarelando, nos dizem que devemos aprender a ouvir melhor.

Então viramos esponja, absorvendo o que pais, mães, irmãos, professores e amigos dizem – embora aprendendo também a deixar certas coisas passarem direto por um ouvido e sair pelo outro.

Então esperamos o primeiro colegial. Lá, aprendemos a esperar o vestibular. E então esperamos ele chegar, e esperamos o resultado, enlouquecidamente ansiosos.

Do resultado, ou esperamos o próximo ou a faculdade. Na faculdade, esperamos o diploma chegar. E então vêm os estágios e um bom emprego. Esperamos o salário todo mês, que sejamos promovidos ou que a economia melhore.

Esperamos que o amor de nossa vida apareça e esperamos que ele também ache que somos o amor da vida dele. Esperamos o primeiro beijo. A primeira transa. Esperamos o olho brilhar, o pedido de namoro acontecer ou o relacionamento pular de nível no facebook.

Então, esperamos o casamento – pelo menos nós, mulheres.

Esperamos morar juntos. Esperamos engravidar.

Se não conseguimos, entramos na fila de espera para conseguir adotar.

Se conseguimos,então, esperamos por saber o sexo. Então, esperamos vir, espera ansiosa, também.

Daí esperamos pelo segundo filho. Pelo terceiro. Pelo primeiro neto. Pelo segundo.

Esperamos a aposentadoria, tão enlouquecidamente ansiosos quanto fomos esperando pelo resultado do vestibular.

E daí, se a vida for gentil, morremos dormindo, esperando acordar.

E se a vida for um pouco grosseira... Alguns doentes esperam por um milagre, outros, pela morte.