Vendaval

Dinheiro na mão é vendaval!

Li e ouvi essa frase muitas vezes, após uma novela famosa veiculada pela Rede Globo de televisão. Eu era menino. Frase famosa. Pergunto; dinheiro na lava-Jato é o quê? Roubo!

Não sei o que veremos de agora em diante com os desdobramentos dos desdobramentos das investigações dessa operação escandalosamente ampla, levada a cabo pela respeitável Polícia Federal. Alguém tem dúvida que o ex Presidente lula deveria estar preso? Eu não tenho. Acredito ser impossível uma pessoa comandar um país com firmeza, como ele, e ficar desapercebido dos moinhos que giravam seu governo. Pode não. Ele tinha conhecimento do que acontecia nos bastidores de seu governo porque seus principais assessores estavam atolados até a alma no escândalo. Por que devemos acreditar que a presidente Dilma Rousseff é inocente?

O povo está cônscio de que errou ao votar para eleger esse governo que está constituído pela maioria ou quase isso, dos criminosos condenados e presos pela Operação lava-jato. Poucos escaparão. Não poria a mão no fogo por nenhum deles.

Sinto nojo ao saber pela imprensa brasileira o s conchavos que estão sendo costurados entre o PMDB e o Governo Dilma, para garantir sua sustentabilidade. É uma atitude vergonhosa. Desrespeita o povo brasileiro. Põe no lixo o restinho de confiança que ainda temos em raros políticos brasileiros. Não necessitavam chegar a tanto. Do fundo do poço, até que o PMDB poderia participar da retirada da lama, mas se enlameou ainda mais com sua pactualidade em benefício próprio, antes de pensar no país.

Os sinos estão dobrando pela Democracia brasileira. Precisamos proteger a integridade física do Juiz Moro. Há de cuidar-se dele com civilidade e sobreforça. É raro encontrar outros como o tal, disposto a levar até o fim essa missão dificílima. Pôr na cadeia bilionários criminosos e políticos importantes é coisa para poucos. Não sabia que existiam tantos criminosos famosos como os que até agora já foram presos. Tiro o chapéu para a Polícia Federal. Não faria o mesmo para o Supremo tribunal Federal. Nem todo teatro apresenta sempre peças boas.

Em que continua se sustentando o Partido dos Trabalhadores? Deveria ter sido extinto ou talvez, nem nascido, se pudéssemos prever o estrago que faria ao povo brasileiro e à nação como um todo. Remeto o pensamento aos Evangelhos e recordo quando Jesus chamava os impostores de “Raça de Víboras”

Dinheiro na mão é vendaval na mão dos ególatras, dos irresponsáveis, dos ignóbeis. Se a Justiça Brasileira tivesse agido com mão de ferro bem antes, lá atrás, mesmo, tenho a certeza que o país não teria chegado aonde chegou. Mas Rico, famoso, político e companhia limitada, neste país maravilhoso, não acreditavam que podiam dormir presos e amanhecerem presos.

Ao menos uma lição ficará: a cadeia também abriga gente rica e poderosa. Um novo tempo a PF está permitindo nascer. Isso é maravilhoso. É muito salutar que a operação Lava-Jato continue a contaminar, no bom sentido, as outras operações que, naturalmente, irão acontecer.

Acorda, Justiça, olha para o ex Presidente Lula, vasculha, não só os e-mails trocados por ele e outros comparsas, mas os caminhos por onde ele trafegou tecendo suas milionárias palestras, quase sempre ao lado de grandes empresários que queriam ganhar horrores sugando o Erário.

Lugar de ladrão é na cadeia. Há um vendaval de coisas acontecendo no país, mas, a meu ver, o ex Presidente e esta Presidente que aí está, deveriam ser investigados profundamente. Creio que aonde há fumaça há fogo. Espremam mais que verão o caldo grosso e escuro que sairá das entranhas financeiras de ambos.