V e r g o n h a

Quando eu era garoto morava quase vizinho da casa de um coletor, não me lembro se estadual ou federal, um sujeito muito amigo do meu pai, desde os tempos de infância. Esse coletor era um homem honesto, mas a sua família era muito gastadora, então ele vivia fazendo malabarismos para com o seu salário atender à febre consumista e sonho de grandeza da família. Então recorrria sempre a empréstimos. Certa feita seus familiares fizeram gastos excessivos para dar uma festa, e aí o coletor foi obrigado a pedir um empéstimo maior ao banco, mas era uma quinta-feira e o gerente lhe disse que não havia margem, só na próxima semana. Ele se aperriou porque precisava honrar imediatamente alguns compromissos dos gastos efetuados pela família, e pela primeira vez em sua vida cometeu um deslize: lançou mão de dinheiro da repartição pensando em repor quando saisse o empréstimo do banco. Deu azar, cgegou de repente uma inspeção na coletoria e detectou o desfalque (era esse o termo usado na época). O coletor ficou envergonhado, assumiu o desfalque, pegou seu paletó e chapéu e foi para casa, sentindo-se envergonhado, acabado, liquidado, procurou chão e não achou.

Chegando em casa entrou no quarto e deu um tiro na cabeça. Por milagre, algumas pessoas disseram que foi Deus quemo salvou, a bala atravesssou uma parte e não foi letal. Em resumo, lervado para o Recife, conseguiram salvá-lo. Um milagre, repito. Ele se curou, foi demitido, pagou todo o desfalque, foi fazer outro tipo de trabalho, a família ficou mais moderada, mas ele nunca mais botou os pés na cidade, envergonhado. Era um homem de vergonha.

É nele que penso quando vejo esses carinjhas da tal delação premiada e outros acusados confessando falcatruas na tevê, todos empalitozados, fazendo pose, se sentindo heróis. E alguns negando o óbvio ululante, caso desse presidente da câmara, mesmo depois da Suiça ter enviado o resultado do inquérito para a justiça brasileira, ele continua arrogante. ERle e todos os que fizeram malfeitos, nem um só deles vem a público se arrepender, querem é redução

da pena e com certeza não vão devolver toda a grana roubada. Qual deles tem a vergonha do coletor da aminha cidade? Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/10/2015
Código do texto: T5402445
Classificação de conteúdo: seguro