30 DE OUTUBRO DE 1961, UMA DATA ASSUSTADORA

fazem cinquenta e quatro anos que o mundo ficou assustado, era mais uma quebra de braço entre UNIÃO SOVIÉTICA e ESTADOS UNIDOS, a chamada Guerra Fria. Os soviéticos fizeram o teste com sua bomba RDS-22, que posteriormente apelidaram de Bomba Tsar.

Na quele dia 30 de outubro de 1961, as agulhas dos instrumentos do Instituto Sismológico de Upp sala, na Suécia detectaram o que parecia um terremoto de 5 graus na escala Richter. Na verdade, o tremor não vinha do efeito natural que conhecemos, ele vinha de uma onda de choque que deu três voltas no planeta.

Mais tarde foi revelado o porquê da denominação da Bomba Tsar, foi uma referência a tzar Ivan 4, que também conhecido como o terrível, que governou a Russia no século XVI.

O local escolhido pelo soviéticos foi circulo Polar Ártico ilha de Nova Zemilia. A bomba que assustou o mundo,super poderosa e de um efeito bem mais devastador do que a de Hiroshima. Com cerca de 50 milhões de toneladas de dinamite.Para se ter uma ideia mais clara sobre a Tsar e o que ela representava, ao ser lançada o cogumelo nuclear chegou a 64 quilômetros de altura,seis vezes a altitude em que voam os aviões comerciais, e sete vezes o tamanho do Monte Everest. Ela foi lançada de uma altura de 4 quilômetros do chão, no entanto, seu efeito foi por demais assustador, segundo a revista SUPER INTERESSANTE,reportagem em que me baseio para escrever esta crônica. "A superfície da ilha foi nivelada,varrida e polida, como se virasse uma pista de patinação. O outro efeito da Bomba entre outros, foi seu clarão que foi avistado a uma distância de 1000 quilômetros.

Que tempos, tempos que por sinal foi muito bonito por tudo que representou os ideias da juventude no seu desejo de mudanças,o sentimento de mudança, o inconformismo diante do que estava,as transformações dos valores, a busca de um mundo melhor, os protestos contra uma sociedade consumista,a procura da paz e do amor pelos hippies dos anos 70.

De outro lado, observou-se uma disputa insana entre os ESTADOS UNIDOS e a UNIÃO SOVIÉTICA, a disputa de que podia mais.A Bomba RDS-220 ou BOMBA TSA foi um marco no despautério que pode chegar o homem no limiar do poder. Fica no ar uma pergunta uma pergunta. por quê não puseram as ameaças em ação? Não tiveram interesse ou por falta de coragem?

Não vivemos mais (pelo menos hipoteticamente) sob ameça da Bomba atômica, não vivemos mais na iminência de uma hora para outra de o planeta Terra ser exterminado. Vivemos outros tempos, tempos conturbados, tempo completamente bem diferente do que as décadas de 60 ev 70. Tempos em que alguém do KREMLIN ou a CASA BRANCA vão apertar o botão e ai se foi a vida na TERRA.Não sei até que ponto esses tempos foram encantadores ou temerosos, angustiantes, enfim, é difícil imaginar o que poderia está passando na mente das pessoas que tinham consciência desse perigos.

inclemente
Enviado por inclemente em 02/10/2015
Código do texto: T5402167
Classificação de conteúdo: seguro