.                              DIA DO IDOSO
 

     Hoje comemora-se o DIA DO IDOSO, e infelizmente estou preocupada com o rumo que estão tomando as políticas públicas quanto ao idoso.
     Ontem mesmo ouvi pela TV que haverá cortes nos remédios que são fornecidos pelas farmácias. Remédios que os idosos necessitam para curar asmas, bronquites, diabetes e hipertensão. É um programa criado pela Presidenta Dilma, que estava favorecendo muitos idosos entre outros.
     Eu mesma me beneficio muito, pois pego meus remédios em farmácias normais, o que me ajudam muito, pois além destes fornecidos, tomo também outros como antidepressivos e remédios neurológicos.
     O idoso e aposentado, já sofrem perda todo ano quanto o valor de suas aposentadorias. Eu mesma sou aposentada por invalidez, trabalhei em uma multinacional de agrotóxicos, aonde adquiri várias doenças câncer e neurológica, por conta da atividade que exercia. É certo que estudei psicologia depois de aposentada, me formai em 2007. Meu trabalho como psicóloga é em voluntariados pois não posso perder minha aposentadoria, e não consigo trabalhar normalmente. Na verdade, pouco saio de casa.
     Voltando a falar de idosos... Para que eles servem? Para dar trabalho ao governo? Não prestam mais para nada, só tem doenças, poucos são os sadios que ainda podem continuar a trabalhar. Ficam enchendo hospitais, dando gasto com vacinas, remédios, dando trabalho aos outros, pois muitos são desprezados até pela própria família. Estão caducos...Quase ninguém tem paciência com idosos, salvo quando é pago para isto, porque aí é uma obrigação profissional.
     Para mim que estou envelhecendo é maravilhoso pois somente agora posso pensar um pouco mais em mim, mas por outro lado a gente já vai sentindo o peso da idade, com a saúde precária. O ânimo já não é o mesmo, a alimentação tão controlada me tira do sério muitas vezes. Sempre tem alguém me vigiando, o que estou comendo, são críticas, recriminação, com TUDO NÃO PODE...
     Hoje é dia do IDOSO, mas preferi falar um pouco da minha experiência que caminha a largos passos para tal. Estive internada por sete dias com bronquite e pneumonia aspirante, dizem que é porque comi chocolate a noite, e deu refluxo enquanto dormia e foi para o pulmão. Entende caro leitor, é assim, tudo não pode. Agora fico perguntando-me ande tirei diabete, hipertensão, bronquite, esta tristeza que de vez em quando bate forte, este medo que o câncer volte, a vigília, etc.
     Comemoro o dia do idoso assim, o que me conforta é que tenho filhos, marido e netos maravilhosos. Mas a sociedade já começa a ver a gente como velha que só sabe tossir, que vive cansada e com falta de ar, com bombinha e rinosoro.
     Ainda bem que existe este cantinho, aonde sou outra Norma, a Norma feliz, alegre, otimista. Aqui sou verdadeira sem máscaras, falo de minha alma, não do meu corpo.
     Minha alma será sempre jovem, com motivação e esperança, relatando a beleza da vida universal.
Mas se pensar no corpo que envelhece, que carece de cuidados, bate um desanimo.  Tomo mais de 20 comprimidos por dia, são meus alpistes. E com eles vem um pouco de saúde para viver mais, mas vem também muitas interações medicamentosas que dão até depressão endógena...

                    Bom, salve o dia do idoso...
Uma vantagem o idoso tem, ser amado pelo netinhos pequenos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
___________________________________
obs: Todos os dias mostram na TV idosos fortes, fazendo exercícios, felizes...é lindo de se ver. Mas na realidade muitos estão é em casa cuidando de doenças que adquiriram ao laborar em locais insalubres, que lutaram em uma fábrica para o conforto de todos, porque é preciso sacrifício também, são os anônimos...Muitos perderam a saúde, tem sequelas...

     É muito importante que o salário dos aposentados sejam respeitados, pois são como crianças, gasta-se muito com alimentação especial, remédios, mesmo ganhando alguns, não basta, tem muitos outros para completar.
     A TV mostra idosos correndo pelos parques felizes, mas a realidade do idoso que trabalhou em lugares insalubres são outra. E quantos idosos estão quietinhos dentro de seus lares, em vez de aproveitarem o tempo que lhes restam????????
IDOSO É GENTE, NÃO É SÓ ESTATÍSTICA...

 
 
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 01/10/2015
Reeditado em 01/10/2015
Código do texto: T5400612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.