DEMOCRACIA: É VALORIZAÇÃO DO EXERCICIO DA CIDADANIA...

O voto popular se constitui no momento mais importante do exercício da democracia; se é exercido com consciência cívica; ele aprimora as próprias instituições. É para grande maioria um solene momento do exercício da cidadania; outorgarmos ao escolhido o direito de legislar em nosso nome; mesmo que ele seja mantido no anonimato; é um momento de Esperanças, pois estamos tendo o privilégio de aprimorar o Sistema Democrático, idealizado por muitos brasileiros, que em séculos passados sonharam com um Brasil independente, dirigido pelos próprios brasileiros; hoje após tantos percalços está novamente em nossas mãos ao apertarmos pelos números da “máquina de votar”, - modelo que tem sido copiado por vários países. - é um gesto tão simples, mas importante no Brasil de ontem, hoje e de amanhã, tornando à Pátria mais soberana e solidária...

Porém parte considerável de cidadãos, não valoriza seu voto! * Anulam, votam em Branco.

Outros não comparecem, - alguns por motivos justificáveis, - muitos simplesmente se abstém...

Independente deste quadro é através do voto consciente vai se aprimorando o sistema democrático colocando políticos sérios, íntegros que realmente pensem mais no interesse coletivo; acima do individual; este aprimoramento há de refletir nas grandes mudanças; que vêem de encontro às necessidades da população; realizando os avanços de todos os setores da sociedade brasileira: um país mais justo e solidário; e cumprir sua Missão, servindo de modelo para outros povos; no equilíbrio sustentável das conquistas matérias aliado ao forte sentimento de Espiritualidade...

É preciso crer, acreditar, ter no recôndito de nossa alma: A Fé, a Esperança, que apesar do ceticismo de alguns; o Brasil melhora em todos os aspectos, cada novo mandatário contribui para estes avanços, não tão rápidos como desejaríamos, mas vão acontecendo, refletindo numa melhor qualidade vida de grande parte população brasileira...

Temos convicção plena se naqueles momentos solenes tivéssemos o exercido com mais consciência cívica, - o voto! - melhorias maiores já tivessem alcançado; mas infelizmente ainda há o voto de “protesto” em forma de Nulo, Brancos e abstenções e ausências sem justificativas...

Apesar de tudo isto as eleições foram vitoriosas; vimos ascensão das mulheres, desde o cargo de mandatária máxima, - as duas somaram 67% dos votos. - e cargos na Câmara e Senado; aqui no Paraná, para o Senado uma mulher teve a votação mais expressiva suplantando até mesmo os números de votos do Governador eleito...

A definição da eleição Presidencial ficou para o segundo turno; em que deixa um ponto de interrogação: em quem votarão os quase 20% dos eleitores da mulher que ficou em terceiro lugar; “emigrará”, para outra mulher que recebeu 47% dos votos? Ou para o candidato masculino que recebeu 33% dos votos? Há imensas possibilidades de termos pela primeira vez uma mulher para presidir o país; apesar da não aceitação de alguns, que terão que se conformar, pois as urnas falam mais do que as palavras...

*Para Presidente da República os votos nulos foram de 5,51%

Os votos em brancos 3,13 %

Abstenção foi de quase l6% que somados alcançaram quase 25%

No Paraná os votos nulos foram 2,84%

Votos em Brancos 4,41%

Abstenção foi 16,46 que somados alcançaram quase 24%

Se estes cidadãos participassem corretamente das eleições, seriam o fiel da balança em todos

os resultados.

Curitiba, 9 de outubro de 2010-Saul - Reflexões do Cotidiano -walmor.zimerman@bol.com.br

http://mensasagensdiversificadas.zip.net Hoje é 30 de setembro de 2015...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/09/2015
Código do texto: T5399756
Classificação de conteúdo: seguro