A vida é assim

A vida é assim: se não estivermos inteiramente no momento presente, olharemos a nossa volta e tudo terá passado. É preciso entender o tempo e ver a história como uma sucessão de hábitos e saberes que competem entre si e se devoram, como acontece hoje com as ferramentas da rede social.

A mídia social é um poderoso meio de comunicação, com uma adesão incondicional. A única regra parece ser a do "compartilho, logo existo". Há uma ansiedade compulsiva para a qual não há antídoto. O remédio é compartilhar ainda mais e até ter disposição para dar opinião impensada a respeito de qualquer assunto.

Como anfitrião de uma festa, cada usuário precisa de dar atenção a todos, mesmo que seja de forma rasa e efêmera. Com isso, grande parte das relações interpessoais é perdida. As redes sociais são inevitáveis e não estar com elas reduz oportunidades de auto-expressão, crescimento pessoal, aprendizado e intercâmbio social. O mundo virtual existe.

Como os processos de socialização se tornaram reais, é importante redefinir regras de uso para que o que deveria ser guardado não se transforme em material de divulgação ou relatos de momentos extremos, preferências particulares, indicação de patrimônio e desabafo. Cada pessoa tem que viver no seu tempo, pois quem não se insere nele fica cristalizado.

Vale a pena viver cada dia e conviver com os avanços da tecnologia, com a certeza de que o vasto mundo é muito complexo e imprevisível, pois, a cada amanhecer, surgem novos caminhos a serem trilhados. É preciso armazenar curiosidade à espera da ferramenta definitiva que nunca há de chegar, seja ela reconhecimento da voz por meio de controle embutido nos aparelhos ou a inserção de sensores em todos os objetos.

Não há mais espaço para quem acha que sabe tudo. Aprender é garantia de sobrevivência social. Vale a certeza de que é impossível escapar das mudanças e até admitir que , agora, a tradição é passada de filho para pai.

Lindita
Enviado por Lindita em 30/09/2015
Reeditado em 30/09/2015
Código do texto: T5399720
Classificação de conteúdo: seguro