O latim

Certa vez cheguei para a minha mãe e lhe disse ; Sabe qual é o significado do teu nome ? E ela apenas me olhou curiosa ( ?).

- Carmen vem de "carmine" , poema em latim, você se chama poema.

Ela apenas sorriu , e me disse ; " que bonito" !

Eu estava cursando Letras, onde a carga horária de latim é muito alta, e também pesada, uma disciplina muito difícil, com cinco declinações ,derruba muita gente na Faculdade, é uma língua rica ,base estrutural da Sintaxe neo latina, como o português, o espanhol, italiano, o romeno e francês.

No começo pensava que não precisaria daquela matéria para nada, pois nunca seria um sacerdote, e achava uma bobagem, mas em pouco tempo entendi a necessidade, já que sem ela não aprenderíamos a entender e aplicar a análise sintática, e a combinação das palavras dentro de uma frase, de um texto, e de uma poesia.

Estudei Letras pelo amor a literatura, ao mundo da escrita, literatura americana, inglesa, portuguesa e brasileira , além da teoria literária. Pensava em lecionar para complementar a renda, e que um dia se tornasse a minha primeira ocupação, pois ganhava pouco, e pagava aluguel. Já estava casado e com três crianças, tinha trinta e cinco anos na época.

Aconteceu que enquanto fazia a faculdade a empresa começou a investir em mim, e fui ganhando cargos , o salário foi subindo, e também exigindo que trabalhasse muitas horas à mais. Se por um lado ganhava bem, dava conforto em casa, por outro, estavam me consumindo. A vida é assim, um cobertor curto, que nos descobre os pés .

Eu só queria ser feliz , ter prazer nas coisas simples, nunca quis muita coisa, nunca precisei de quase nada, sou muito descolado para as coisas materiais, não sinto falta. No natal a minha esposa sempre me dizia; " Você não comprou nada para você", e eu lhe respondia; " Ok , pensarei em alguma coisa, uma bermuda, uma camiseta quem sabe, não preciso de nada, estou satisfeito ". As vezes ela dava um jeito de me presentear, pois se fosse esperar a minha iniciativa...

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 29/09/2015
Código do texto: T5398126
Classificação de conteúdo: seguro