Quando não se pode escolher
Quando eu era cristão, muito ouvi sobre a “Lei da Semeadura”. Associada ao Livre Arbítrio, basicamente consiste nas consequências de suas escolhas durante sua vida. Isso joga as responsabilidades pelo sucesso ou fracasso de alguém em cima de única pessoa, VOCÊ!
Analisemos, mesmo que de forma superficial, esse ponto de vista. Suponhamos um agricultor que planta, por exemplo, soja. Esperamos todos que ele venha no futuro colher soja. Há um ditado popular que diz que quem semeia vento colhe tempestade. Pois bem, como disse, espera-se que o agricultar colha ao final da safra soja. Mas e se chover demais? Ou se não chover? Ou se aparecer uma nova praga que ainda não é combatível? Só nessa pequena ilustração temos 3 exemplos de variáveis que não foram escolhidas pelo agricultor. Alguém com certeza pode então questionar: – Mas ele vai colher soja sim, talvez em menores quantidades, mas ele vai colher o que plantou. Isso é uma possibilidade, mas, se aparecerem pragas vegetais capazes de substituir a soja em questão? Nesse caso, ele não vai colher soja…
Mas afinal, onde quero chegar com esse papo? Meu intuito é muito simples. Esse texto de hoje é dedicado às pessoas que lutam incansavelmente mas, o fracasso surge no lugar da vitória. Muitas pessoas em situações confortáveis podem dizer: – Não desanime! – Tente outra vez! – Na próxima você consegue! Mas é comum a pessoa, que está fragilizada e frustrada pela derrota carregar um fardo, por vezes, pesado demais. O fardo da culpa pelo fracasso. É comum pessoas que acreditam na “Lei da Semeadura” e no “Livre Arbítrio” se culparem quando não conseguem alcançar seus objetivos. Caro leitor, isso não é verdade!
Durante sua trajetória de vida, você pode se deparar com circunstâncias que estão fora de seu controle, totalmente fora do seu campo de decisão. Algumas pessoas passam por problemas mais simples, mas há aqueles que passam por enormes barreiras, as vezes quase que insuperáveis. Posso dar muitos exemplos aqui, mas prefiro não entrar nesse campo. Tenho certeza que, nesse momento, você mesmo está elaborando seus exemplos, pois passou por situações difíceis, ou conhece alguém que esteve (ou esteja) nessa situação Problemas de saúde, acidentes, catástrofes, tragédias, crises etc. Escolhas que você não pode fazer. Variáveis que você NÃO PODE CONTROLAR.
Em síntese. O controle sobre suas decisões e sobre seu futuro é limitado. Isso torna a lei da semeadura um tanto quanto discutível.
Mas então, como posso ser “bem sucedido”, como posso “alcançar o sucesso”?
Pensei muito sobre essas questões e hoje penso que mais importante do que o sucesso ou o fracasso, o que importa de verdade na vida É SER FELIZ. E ser feliz é relativo, varia de pessoa para pessoa. Mas acredito que há algo em comum no caminho para a felicidade de qualquer pessoa. A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR.
2º JJ 24:04