ESCOLA LIBERTÁRIA
A Regina Casé adorou a adjetivação da escola que não tem definição de turmas, não tem provas. Eu também adorei, pois estudei numa parecida e isto completa 50 anos neste ano corrente. Se a tal escola libertária é inclusiva, pioneira de vanguarda o que era a Escola São Pedro, na rua de igual nome, sob o número 585, na vila também chamada de S]ão Pedro, na Lomba do Pinheiro?
- Era uma escola feita por pessoas, pessoas que ensinavam e pessoas que aprendiam.
O que são as escolas hoje?
- Não posso responder com precisão, mas quando passo em frente de algumas, vejo como se fossem a praça Montevidéu junto ao prédio da Prefeitura Velha de Porto Alegre, pelo arrular das pombas. Nas escolas pela Torre de Babel das crianças.
Na Escola São Pedro alguns alunos traziam jornais dos dias anteriores por dois motivos, para serem cortados e fixados num prego na única casinha que havia nos fundos da escola, bem ao lado de um pé de maricá, casinha unisex, que atendia professores, alunos e os vizinhos da casa da esquina, onde moravam os colegas Gilberto e Beatriz. O outro motivo era para pormos pedaços de jornal dentro dos tamanquinhos ou calçados, que estavam encharcados pelo caminhar de mais de 2 km de alguns colegas, sob inverno rigoroso.
Na minha sala eram três colunas de classes de dois alunos,cada coluna para cada ano, terceiro, quarto e quinto. Assim éramos 30 na sala. O bom é que eu ficava de olho no padre e nas três missas que ele rezava, ou seja, acompanhava o conteúdo explicado para todas as turmas. Certamente que tal modelo não servia para a maioria, mas era o que a pobre Prefeitura de Viamão podia oferecer.
Que eu tenha conhecimento, enquanto convivi por lá, a maioria são pessoas de bem e honestas, muitos são humildes trabalhadores, alguns já aposentados.
O grande mérito era da querida Professora Beloni Cezar Leite, que por um salário miserável acumulava os cargos de professora de três turmas, diretora da escola, burocrata, servente, e quase mãe de alguns.
Não gosta destas conotações: libertária, anti isto, anti aquilo, esta mania de achar que tudo é opressão, que tudo é desigualdade acaba acirrando ódios desnecessário, então eu e todos nós que somos contra os desiquilíbrios temos que ajudar os desequilibrados e não ficarmos sacudindo-os mais ainda.