Impressões que tive do Egito
Impressões que tive...
O Egito é um Museu a céu aberto, isto é fato!!! Mas há algo místico que ronda sua história. É arrepiante olhar aquilo tudo e não se perguntar... Como???? Como conseguiram construir tudo aquilo num deserto e com tamanha grandiosidade?
Cairo é muito quente e úmido. O trânsito é caótico. Sua região metropolitana possui aspectos de prédios inacabados. As famílias constroem suas casas e deixam o último andar com as vigas inacabadas para que seus filhos construam em cima seu apto após se casarem.
A comida apimentada, mas deliciosa, apenas exageram um pouco no cominho. O arroz deles é o melhor arroz que já comi até hoje. A tâmara é deliciosa, parecida com o sabor de sapoti. Falafel.. Hummmm.. Delicia!!
Uma cantada que se ouve frequentemente é: "(Eu te compro por tantos camelos), falado num árabe/inglês. Algo como um dote, culturalmente falando.. muito engraçado. Se fosse jegue até que eu aceitaria a cantada.rsrsr.
Praticamente não se consegue tirar fotos perto dos pontos turísticos, pois somos inundados por vendedores insistentes e até inconvenientes.
Se olharmos de soslaio para a mercadoria... Ah!!! é nosso fim.. Ficam empurrando a mercadoria até comprarmos. E é de praxe pedir desconto (chegam até 70%) do valor. Se entramos numa loja, ficamos em cárcere privado, sendo vestidas e lenços são amarrados em nossas cabeças, até que compremos ou morremos sufocadas, pois, por usarem aquela túnica no calor, o "cheiro" num é nada agradável (cheiro de camelo molhado). Tive que fazer apneia por diversas vezes.
Ah! e os banheiros... Ir aos banheiro é uma agonia, se não tivermos dinheiro para pagar, fazem cara feia, pois sempre tem um flanelinha de banheiro, não rodando a flanela, mas sim, dando um "tico" de papel que mal dá pra limpar o no. 1, quicá o no.2. Eles dão 10cm. de papel praticamente com a outra mão estendida para receber a "propina" (gorjeta). Depois da 2a. ida ao banheiro, percebi que era melhor segurar o xixi até o último para não gastar tanto.rsrsr.
Até entendo, pois há nítida percepção das dificuldades financeiras da população.A economia gira em torno do petróleo e turismo. Uma discrepância entre templos faraônicos e a renda per capita. Não há a mendicância, mas há praticamente a imposição dos vendedores para comprarmos seus produtos.
DICAS QUE DOU.... Não deixem de visitar os principais pontos turisticos (As Pirâmides,Vale dos Reis, Abu Simbel, Karnak, Saqqara, Vale das Rainhas, templo de Luxor) , Kom Ombo e Edfu, Aswan, Voar de balão em LUxor, fazer o Cruzeiro pelo NIlo.. (não deixar de tomar o banho no Nilo, claro!!! É uma lavada na alma. É uma sensação de fazer parte daquele mundo histórico). O melhor do cruzeiro é nos hospedamos no navio, com uma cabine grande e com uma enorme janela com vista pro Nilo e percorremos todas as cidades, parando nelas e vendo seus templos, daí não precisamos ficar rodando de cidade em cidade com malas pra lá e pra cá. Super prático. Fora que é belíssimo ver o nascer e por do sol no cruzeiro.
E por fim, não deixar de mergulhar no MAR VERMELHO (que é azul), visitando SHARM EL SHEIKH, cidade situada na ponta sul da Península do Sinai, na Subdivisão do Sinai do Sul, Egito, sobre a faixa costeira ao longo do Mar Vermelho. Área super badalada, com estrutura de resorts e centro com seus bares e boates suntuosos.
É impressionantes como gostam de brasileiros, sorriam e puxavam papo quando dizia que era do Brasil. Era chamada de Shakira por conta do meu FUÁ.rsr.
E por fim, digo só uma coisa..
É super tranquilo!!!!. Não tivemos um perrengue. Mais tranquilo que a Agamenon Magalhães no engarrafamento a noite.
Pensei que ia ficar preocupada ao ver os Morrameds/Mustafá do lado, achando ser homens bomba. Nada!!! Super sorridentes e prestativos, mediante uma propina, claro, se for tirar fotos.rsrs.
Simplesmente apaixonada pelo EGITO. Voltarei para ver o que não deu tempo.