Suplício de uma Saudade

Gosta de lembrar os filmes que marcaram profundamente o final anos 50 e começo dos 60, alguns deles são, para mim, inesquecíveis. É o caso., por exemplo, de "Suplício de uma Saudade". Adoro o filme e a múysica tema dele.

No caso desse filme, a música é incrível, irresistível, é um dos maiores clássicos musicais de todos os tempos: a canaação "Love is many Splendore Thing", que significa mais ou menos "amar é a coisa mais sublime que existe", ou, vá lá que seja, "amar é a coisa mais esplendorosa" (não gosto dessa tradução_. Mas a música é divina.

O enredo do filme é resumidamente o seguinte: uma médica eurasiana, a doutora Han, enamora-se de um correspondente americano. Mark, papéis vividos magistralmente por Jenifer Jones e William Holden. O amor deles enfrenta os preconceitos de praxe, as eurasianas eram muito discriminadas pelos europeus e americanos. Além disso, existia a guerra fria entre o mundo ocidental e os países socialistas. A história se passa em Formosa que hoje, salvo engano, chama-se Taywan, vizinha da China Vermelha. O amor deles, apesar das dificuldades, vinga, mas aí, sempre há um aí, o correspondente de guerra americano é chamado para fazer a cobertura da guera da Coréia, O casal se separa e fica se correspondendo por cartas. Então o destino, mais do que a discriaminação e o preconceito, conspira contra esse grande amor e, um dia, a doutora Han toma conhecimento da morte de Mark um ataque aéreo. Coisa da guerra, mas que arrasa a doutora Han. Ela se desespera, xchora, vaga pelas ruas a esmo, até que resolve visitar o pomar que fica anuma elevação de uma Igreja, ode o casal sempre se ecotrava, local ode um dia ela se aperriara porque ele se assustou com uma oroleta, sso para ela gerava má sorte. Ela fica ali triste aabsorta até que tem uma visão: vê Mark se aproximando da elevação como das últimas vezes que ali se encontraram e se despediram. Ela vibra, se emociona, mas aí, como em toda visão, ele desaparece, então ela se entristece outra vez, mas tudo idicado que seria sempre fiel ao seu grasde amor. A música aumeta de itesidade, aparece a tela a tradução da letra, a doutora sai adado, descedo a elevação até que aparece a tela o famoso THE ED. É um filme triste, mas emocioate. Uma ela história de amor.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/09/2015
Código do texto: T5396004
Classificação de conteúdo: seguro