Papa na América

E se valendo da visita aos Estados Unidos da América, Papa Francisco vai elevar o frade espanhol Junípero Serra à honra do altar. A história de frei Serra está ligada ao estabelecimento de missões pela Califórnia afora na segunda metade do século XVIII, propiciando a colonização do Oeste americano e a eclosão da febre do ouro.

Os nativos da região, indígenas e seus descendentes, principalmente, objetam a essa movimentação - como aliás vieram tentando fazer através dos séculos: tiveram a própria terra ocupada, foram subjugados, mortos ou marginalizados. E vêem na ação do dito frade, a execução de uma dominação desestruturante e escravizadora, muito mais do que - se pretende - evangelizadora. Há relatos que avaliam em pelo menos 100 mil as perdas de vidas dos nativos diante do ímpeto voraz por terras e riquezas dos colonizadores.

E os que combatem a iniciativa da santificação de Junípero ainda questionam: se são necessários dois milagres para a conclusão do processo, ao que parece só um deles, até o momento pode ser alegado, o o dito cujo consiste, se insiste, em ter o referido frei, uma freira de sua semente impregnado...

E Dom Francisco sabe disso tudo. Falará, ou fica mudo?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 26/09/2015
Código do texto: T5395027
Classificação de conteúdo: seguro