Ser paciente...

Passei toda manhã com minha mãe no hospital fazendo exames e pude comprovar a veracidade do que ouvi ontem no Programa Direção Espiritual do Padre Fábio de Melo.

É mais ou menos assim:

Eu sinto uma dor de cabeça, tomo um analgésico e continuo sendo apenas uma pessoa que estava com dor de cabeça e melhorei. Se tenho uma dor abdominal, tomo um Buscopan e a dor passa, tudo continua igual. Mas, se tomo um remédio e a dor não passa, tenho de procurar um médico, um hospital, um Pronto Socorro. Então deixo de ser uma pessoa e me torno uma “paciente”, literalmente uma paciente, no sentido exato da palavra.

Se for necessário marcar uma consulta em um consultório, talvez até consiga isso com um prazo de 15 a 30 dias. Bom, se eu ainda tiver viva, comparecerei na data e hora marcada e esperarei, com uma boa dose de paciência, minha consulta que sempre atrasa, não é verdade?O médico fará a consulta e me passará uma lista de exames e ai, haja paciência pra marcar um em cada dia, de acordo com a disponibilidade dos laboratórios e demais setores de exames. E com um pouco mais de paciência, marco o retorno quando conseguir os resultados de todos os exames. Ta tudo bem, eu sou Paciente!

Se a dor for muito forte, se eu não consigo marcar uma consulta, procuro um Pronto Socorro, mas deverei me munir de toda paciência que conseguir para ser uma boa paciente além da dor. Paciência para esperar pelo atendimento, para ganhar uma pulseirinha que classifica meu estado e que significa se serei atendida em 1 hora, ou até mesmo em 5 horas ou mais.

Paciência... Eu sou uma paciente.

Dependendo do meu caso ficarei ali no PS tomando um soro com alguns medicamentos por horas e horas e depois vou pra casa, mas se não melhorar ficarei internada. Talvez até passe a noite no OS, pacientemente, esperando vagar um leito.

Tudo bem, ficarei porque sou Paciente! E cá pra nós, não deveria ser assim. Como é difícil para um ser humano ser PACIENTE justamente na hora de sua maior fragilidade e vulnerabilidade.

Esta alcunha que recebo no serviço de saúde creio que seria ideal para um mercado, uma loja de veículos, um shopping, um parque, um restaurante, qualquer lugar, menos em um hospital, pois aqui em minha cabeça, sempre foi muito claro: Eu não devo me preocupar em ter onde cair morta, mas sim onde cair doente. Só que apesar de pagar convênios caríssimos, ainda tenho de ser PACIENTE.

É, HAJA PACIÊNCIA!!!!

Eu não gosto de ser paciente! Por que será que a gente só vira PACIENTE na saúde?Eu prefiro ser CLIENTE,pois ai sei que todos irão me paparicar, me bajular e me agradar.

Acabou minha paciência por hoje...

Izis Lima
Enviado por Izis Lima em 25/09/2015
Código do texto: T5394571
Classificação de conteúdo: seguro