LIDERANÇA ESPIRITUAL.

Ninguém está acima do bem embora o mal se alastre. Quando o bem se faz ouvir, surpreende o mundo pela coragem acima do interesse econômico.

O primeiro Papa a discursar na ONU o faz com verdade e coragem, o mundo está encharcadao de sangue pela venda de armas.

Os políticos devem estar “verdadeiramente” determinados a reduzir e “a longo prazo, pôr termo a tantos conflitos armados em todo o mundo”,disse o Papa.

“Aqui devemos interrogar-nos: Por que motivo se vendem armas letais àqueles que têm em mente infligir sofrimentos indescritíveis a indivíduos e sociedade?”, questionou.

E respondeu: “infelizmente” a resposta é apenas “por dinheiro, dinheiro que está impregnado de sangue, e muitas vezes sangue inocente”.

“Perante este silêncio vergonhoso e culpável, é nosso dever enfrentar o problema e deter o comércio de armas”, acrescentou.

Papa Francisco, destacou que um “bom líder político” é aquele que, “lê o momento presente com espírito de abertura e sentido prático”.

“A vós, pede-se para proteger, com os instrumentos da lei, a imagem e semelhança moldadas por Deus em cada rosto humano”.

“Três filhos e uma filha desta terra, quatro indivíduos e quatro sonhos: Lincoln, na liberdade; Martin Luther King, a liberdade na pluralidade e não-exclusão; Dorothy Day, a justiça social e os direitos das pessoas; e Thomas Merton, capacidade de diálogo e abertura a Deus”, explicou.

Partindo destas figuras, o Papa disse que “uma nação pode ser considerada grande, quando defende a liberdade, como fez Lincoln” e “quando promove uma cultura que permita às pessoas «sonhar» com plenos direitos para todos os seus irmãos e irmãs, como procurou fazer Martin Luther King”.

“Quando luta pela justiça e pela causa dos oprimidos, como fez Dorothy Day com o seu trabalho incansável, fruto duma fé que se torna diálogo e semeia paz no estilo contemplativo de Thomas Merton”, acrescentou, antes de terminar a sua intervenção com o célebre “Deus abençoe a América”.

O mundo já foi pior ainda que pudesse estar melhor, a humanidade foi menos humana mesmo que atrocidades desfilem sob nossos olhos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/09/2015
Reeditado em 25/09/2015
Código do texto: T5393433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.