O DOUTOR JIVAGO

Para mim o cinema não deveria ser apenas a sétima arte, mas a primeira arte. Sou fascinado pelo cinema. Mas pelo cinema de qualidade, pelos bons filmes e não pelos de baixo nível.

Acho que o maior retrocesso que ocorreu na maioria das cidades do interior foi o fim dos seus cinemas. A tevê matou os cinemas. As novelças substituiram os filmes. Um absurdo.

Bom, mas vamos ao assunto desta maltraçada. É que asssiti a vários bons e ótimos filmes, como Casablanca e vários outros.

Mas há um filme, se não engano de 19675, intitulado DOUTOR JIVAGO que, sinceramente, me faz, ainda hoje, ficar fascinado e ir às lágrimas. Acho um filme extraordinário, mesmo na época que foi lançado eu tenha ficado meio chocado porque fazia uma crítica à ideologia socialista que eu admirava - e continuo admirando. Mas a arte está sempre acima da ideologia. E a história de amor de Jivago e Lara me fez esquecer ideologia e quaisquer outras idiossincrasias de esquerda. Ali, no filme, o importante era o amor. Um amor impossível, mas belo, pungente, imortal.Quem fez o papel do Doutor Jivago foi Omar Sharif, o maior papel de sua carreira, e quem fez Lara, um papel arrebatador, foi a grande atriz Julie Cristie. No filme, importantíssimo também foi a música, o célebre "Tema de Lara" que embalou - e ainda embala - os sonhos dos enamorados.

As cenas de Jivago e Lara quando se escondem numa casa de campo, e ali vivem um pouco do seu amor, pernmanece nas nossas mentes e corações. Um amor tão grande e que dra tão pouco, mas que por ser verdadeiro é eterno. E amor de Iuri Jivago e da bela Lara, era verdadeiro, embora seja uma pbra de ficção.

Li também o roamnce, do escritor russo Boris Pasternak que ganhou por esse livro o Prêmio Nobel, mas foi impedido pelo governo russo de recebê-lo. Um absurdo. Sté hoje não sei se gosto mais do filme ou do romance. Mas o que gosto mesmo é da bela história de amor.

Às vezes quando ouço a música relembro partes inteiras do filme, lembro até da parte mais trágica quando Jivago, dentro de um ônibus, depois de vários anos de procura, enfim vê Lara passando na rua, ele se emociona e sai correndo do ônibus e aí sofre um ataque do coração e morre sem falar com a amada. Durante a música ainda parece que ouvimos os seus gritos:Lara! Lara! Lara! U filme inesquecível. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/09/2015
Código do texto: T5393412
Classificação de conteúdo: seguro