QUEM SABE À HORA DE “PARTIR”?

Não temos o hábito de comprar jornais todos os dias; o adquirimos esporadicamente. No sábado passado, - 02/07 - após fazermos a “fezinha” na Mega-sena; o compramos, em seguida passamos na farmácia, que fica na mesma rua, para ver se havia chegado o medicamento de uso contínuo da esposa, retornamos e somente fomos folhear o jornal à noite...

O saudoso amigo * dizia, em tom de brincadeira que as pessoas de mais idade lêem os falecimentos, segundo suas palavras era a “chamada do além”, para ficar ciente se alguma pessoa conhecida constatava na relação...

Para nós foi uma surpresa depararmos com o seu nome, pois no final do mês de março fomos visíta-lo* e estava aparentemente muito bem de saúde e com bôa disposição, o seu desenlace se deu no dia 25 de junho próximo passado.

O conhecemos há alguns anos atrás e parece que foi ontem; certa ocasião o Doutor * relacionou cinco médicos amigos seus, que gostaria os visitasse, levando as “gotinhas da saúde”, e mencionássemos o seu nome e assim o fizemos durante alguns anos; seu consultório ficava no edifício Aza; durante muito tempo sua esposa médica fisioterapeuta * atendia numa sala ao lado de seu consultório e ele era clinico geral; sempre havia pacientes aguardando a vez, no intervalo de uma consulta para outra, ao nos ver, nos chamava e solicita mente nos atendia, procuramos ser breve; havia se tornado um “adepto” da suplementação do elemento magnésio, cuja prescrição fazia diariamente a seus inúmeros consultados; se tornara admirador dos trabalhos traduzidos pelo Professor Reinaldo Spitzner e há alguns anos atrás o conhecera pessoalmente se fazendo presente em uma de suas palestras; havia regressado da Europa, com permanência maior na Alemanha, foi convidado pelo Dr. Laércio Furlan, - Presidente da Associação dos Médicos Espíritas do Paraná, - para fazer uma palestra sobre sua vigem, nos narrando que em algumas farmácias de lá, para sua surpresa via cartazes: tome magnésio e proteja seu coração... Contou-nos que visitou um hospital, cujo tratamento das doenças é associado a terapias das águas...

Após este evento sempre perguntava como está o Professor? Pois se tornara admirador de suas pesquisas e ele próprio e a esposa usavam as “gotinhas da saúde”...

Muitos de nós ainda não aprendemos que nossas vidas, neste plano é uma breve passagem, necessária em busca de o eterno aprender, da intelectualidade que sempre deve ser associada à espiritualidade, mas inevitavelmente a todos chega a hora de “partir”, se, a “estadia” terrena foi bem aproveitada, haverá a paz de consciência, na proporção dos deveres cumpridos...

*Dr. Napoleão Araújo.

*Dr. Décio Andrade Pacheco, paulista de nascimento, cursou medicina na Universidade Federal de Sana Catarina; fez Mestrado em Saúde Pública no Rio de Janeiro. Faleceu em nossa cidade aos 75 anos.

* Dra. Claide, cujo casamento se deu logo após a formatura de ambos em 1.967.

* Dr. Chil K. Zunszterv

Curitiba, 5 de julho de 2.011- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mesnagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/09/2015
Código do texto: T5392886
Classificação de conteúdo: seguro