APRENDER SEMPRE OU RECAPITULAR ETERNOS CONCEITOS...

Estamos lendo o livro: A ALMA DO ESPIRITISMO - Ciência, Filosofia ou Religião? De autoria do companheiro de lidas espíritas, escritor e conferencista: Orson Peter Carrara, que recentemente esteve em nossa cidade, para um ciclo de palestras; e o adquirimos, na sua conferência quando na tarde de 29 de maio próximo passado, com a fraterna dedicatória: “Walmor: Deus inspire teus caminhos!” quando esteve na instituição que freqüentamos...

A obra não é volumosa, tem 168 páginas e se divide em três partes; A Alma do Espiritismo; Tríplice Aspecto; A Que Veio o Espiritismo, parte que estamos começando a ler...

O capítulo as Vozes do Céu; enaltece os cinco postulados do Espiritismo*, que é na realidade são os alicerces que dão as bases doutrinárias de nossa doutrina; cuja grandiosa missão de Codificador coube a venerável figura de Allan Kardec, revelados por meio de uma plêiades de entidades espirituais, de auto nível intelectuais e morais; estes cincos “pilares”, no passado foram trazidos por grandes avatares e que na figura de Jesus já o haviam “descortinados”, mas seria necessário que outras “vozes os repetissem”, afim de que estes imodificáveis conceitos alcançassem o devido valor doutrinário...

Isto que acabamos de ler na página 68*, nos traz gratas recordações de um dileto amigo* que não se encontra em nossa dimensão.

Em inúmeras ocasiões o conduzimos para suas palestras, em várias instituições; é evidente que as tinha devidamente preparadas, com as riquezas de detalhes, sobre a reencarnação, por exemplo. - em que se usavam os recursos disponíveis na época, pois as imagens “falam”, mais que as palavras, era um retro-projetor, em que as figuras tinham que estar na sequência certa para acompanhar o correto desenvolvimento de suas palavras; alma extremamente ocupada, em que houve ocasião não houvera tempo para o preparo de uma nova palestra; ocasião que sempre sugerimos que discorrece os cinco postulados da Doutrina Espírita, o fazia sempre de modo não idêntico, dando muitas vezes ênfase a um dos tópicos.

Em várias ocasiões éramos “intimados”, a visitarmos uma instituição que fora previamente agendada por sua prestimosa esposa. *

A senhora que dirigia os trabalhos da instituição que estamos nos referindo já passara de oito décadas; se tornando sua “perpétua” dirigente; este modesto centro espírita tinha sido fundado por ela e seu esposo a mais de 50 anos; os médiuns usavam guarda-pó branco, sentavam-se em torno da mesa, ela abria os trabalhos, e dava a palavra a ele, dizendo de sua alegria de mais uma vez contarem com sua presença e poderem aprender um pouco mais dos ensinamentos que o espiritismo oferece.

Após a exposição que em média demorava 45 minutos, na sequência eram iniciados os trabalhos de passes; antes, porém, cada médium da mesa recebia um breve passe da dirigente; em seguida iam para pequena assistência transmiti-lo; o interessante que cada um recebia uma breve transfusão energética de cada médium presente; havia também o uso de incenso e arruda; como tecer críticas e exigir mudanças para estes procedimentos que ocorriam a mais de 50 anos?

Em algumas vezes quando previa que sua exposição iria além do tempo pré-estabelecido, pedia permissão, - e ela concordava. - que os passes no final de sua explanação seriam coletivos por meio de uma sentida oração.

Na vivência espírita, muitas vezes é preciso que a Caridade da Tolerância convivam com práticas que não estão de acordo com os mínimos conceitos doutrinários, mas que apesar de tudo aquelas pessoas estão sendo úteis, - ao seu modo. - na prática do bem e da caridade...

Certa ocasião nos contou o ex-presidente da FEP. * Que visitando um Centro Espírita, no interior do Paraná; o presidente do centro mostrou a sala de passes, este ficou curioso e perguntou a ele o porquê daquela prateleira contendo várias garrafas vazias tampadas com rolhas? Ele de pronto respondeu que era para “prender os espíritos obsessores”...

Mas, voltando ao livro do companheiro Orson, que são os motivos destas breves palavras, é uma obra deve ser lida, todo o seu conteúdo doutrinário tem como fonte o pensamento lógico de Kardec, embasado em seus livros, em muitas vezes tem suporte até mesmo na Revista Espírita, que expressam com clareza as suas palavras, que elucidam dúvidas, diante da abrangência que a Terceira Revelação esboça em face dos problemas humanos, que ontem como hoje merecem constantes cuidados e atenções...

*a) Existência de Deus; b) Imortalidade da alma; c) Pluralidade dos mundos habitados; d) Pluralidade das existências; e e) Comunicabilidade dos espíritos.

*Professor Doutor Reinaldo Spitzner; cientista, escritor e acima de tudo espírita convicto, nos seus exemplos de vida.

*Anita sua esposa também de saudosa memória

* Dr. Napoleão Araújo de saudosa memória.

Curitiba, 26 de junho de 2011-Reflexões do Cotidiano - Saul.

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/09/2015
Código do texto: T5392884
Classificação de conteúdo: seguro