MIL E UMA NOITES

Confesso que comecei a assistir à novela "Mil e uma Noites" por pura curiosidade. Explico: comecei a ouvir elogios a ela na fila do caixa do supermercado, na loteria, no ponto de ônibus, no prédio em moro, na banca de revista... Fiquei, pois, curioso, mas pensei que fosse uma versão turca de um dramalhão mexicano como as novelas do SBT. Asssim, resolvi assistir a um capítulo, nem precisei trocar de canal porque ela passou na Band e eu só assisto ao noticiário da Band, a novela começava logo depois dele.

Bom, asisti um capítulo e conrionuei assistindo até o final da novela. Adorei, juro. Uma história muito bonita, cenário lindo, bons artistas, algo diferente que não incentivava ao consumismo e nem estimulava à violência, nem muito menos induzia a posturas contra este ou aquele lado político. Essa novela transmitiu lições de vida e de honra. E gostei de tomar conhecimento dos costumes turcos.

Fiquei também surpreso com a qualidade dos artistas da novela. A atriz que interpretou Sherazade é excepcioonal, ótimos também os que fizeram Onur, Kerem, Benoo, Nadine, Kuran e principalmente o garoto que viveu o Kaan. Um elenco brilhante.

A verdade é que os árabes são mestres em contar histórias, o livro "As Mil e uma Noites" são relatos de contadores de histórias, tudo oral, virou o livro que inspirou vários romancistas, caso de Garcia Márquez.

Não nego a qualidade técnica e artística das novelas da Globo, mas estão abusandoda mesmice e da violência, é preciso desenfastiar. E a novela turca foi remédio santo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/09/2015
Código do texto: T5387900
Classificação de conteúdo: seguro