Mídia, bênção ou maldição?

Vivemos na corda bamba ao nos depararmos com diversos meios de comunicação que formam a mídia e que traz os mais variados aspectos tanto positivos quanto negativos na vida de todos. Ainda mais para os cristãos.

E como conviver com ela de uma maneira que não cause maiores danos à nossa existência? É preciso que usemos alguns “filtros”, mas não qualquer um e humanos, mas os “filtros divinos” para, em estado de alerta, percebermos o quanto pode causar perigosos efeitos.

“Mídia, bênção ou maldição?” é o título do livro que Deus me inspirou que escrevesse, provocando uma discussão sobre esse tema relevante, atual e causador de grandes males e benefícios ao mesmo tempo.

O livro fala em cada capítulo de uma mídia. Debatendo o assunto de forma bem objetiva, com exemplos atuais.

A mídia impressa foi determinante as pregações da igreja e atuação política, para difundir ideias. Jornal e revista é maldição quando usado para manipulação e bênção quando informa e se torna a voz do povo.

A rádio é um dos meios de comunicação de massa. Pode ser uma grande companhia em momentos a sós das pessoas e fonte de debates, de calorosas discussões, e também de culto, palavras de conforto.

Novelas, esportes, notícias, reality show... quanta coisa boa e ruim ao mesmo tempo. A TV é uma “caixinha de surpresas”. Um meio de união e, também, de desunião da família. É preciso filtrar o que vê na TV. Quando o “social” é mostrado na telinha aumenta as doações, procura a tratamento médico e, desperta para o amor ao próximo.

O cinema se transformou em algo grandioso. Uma diversão apaixonante quando em grupo ou a dois. A “sétima arte” é maldição quando induz ao expectador e bênção quando emociona, sendo uma diversão sadia.

Hoje em dia não dá para viver sem internet. A maldição começa quando erros éticos e morais são cometidos, via computador, como se fosse algo normal e a bênção quando ajuda o dia a dia. Ainda mais em tempos de redes sociais, do Face, onde tudo vai parar para que todos saibam.

A propaganda está presente em todas as mídias e pode “vender” o produto mesmo que faça mal à saúde como bebidas e cigarro. É maldição quando induz e apela demais e bênção quando é útil, social e alegra seu público.

E, será que estamos ouvindo, lendo, assistindo, acessando, frequentando ou sob persuasão positiva ou negativa mediante as mídias que somos expostas? A Mídia para você tem sido bênção ou maldição? Reflita e responda para si mesmo!