Ontem vi um vídeo que me repugnou

Esse vídeo não tinha imagens "de choque" tão ao gosto da imprensa actual, o vídeo - feito por um autarca húngaro de uma cidade fronteiriça como aviso aos refugiados de guerra - tinha apenas imagens da fronteira de arame farpado, e dos meios que a guardam: helicópteros para-militares de cor negra, guardas de fronteira vestidos de negro ou em pose marcial, diversos veículos militares etc... Ah, o autarca estava vestido de negro, em pose marcial e de voz gutural.

O vídeo repugnou-me porque me fez recordar outra Europa, a Europa pré-1939 e alguns regimes de então.

Este regime Húngaro é infame, é uma ignomínia, uma aberração nazi no seio da Europa, é um ultraje para a Europa.

O engraçado é que ele permanece impune, intocável.

Se calhar porque diz o que outros não se atrevem a dizer, se calhar porque faz o trabalho sujo de outros países que na fotografia aparecem como limpos...

O vídeo repugnou-me se calhar porque é o verdadeiro rosto da Europa por detrás da sua máscara de humanismo.

Ou se calhar isto não passa de uma mera impressão errada, e eu estou repugnado apenas porque comi algo de estragado ao almoço...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 19/09/2015
Reeditado em 19/09/2015
Código do texto: T5387241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.