Consciência Animal

Por vezes, tomamos conhecimento de fatos que teimam em estar sempre voltando à lembrança, como que pedindo para serem melhor analisados e devidamente conscientizado.

Há tempos, um vídeo famoso no Youtube, mostrando um pequenino peixe construindo um enorme, perfeito e belo círculo nas areias do fundo do mar, foi um desses fatos. O peixinho se esmerava nas minúcias arquitetônicas, mantendo a proporção de forma realmente espetacular.

A teoria é que, para chamar a atenção das fêmeas, além de construir o "ninho" para acasalamento, este deveria ser artisticamente bonito.

Impossível esquecer aquelas cenas...

Agora, outro vídeo, dessa vez mostrando um cão Labrador que deve ter feito algo que não devia, pois está recebendo uma "boa" bronca do seu tutor.

O cão o ouve e parece que, percebendo que a coisa é séria, decide "pedir" perdão, para reaver o afeto do tutor. Numa cena pungente, o cão cola-se ao peito do tutor, tenta abraçá-lo, e, mesmo diante da rejeição, não desiste, deitando a cabeça no ombro dele, até que o tutor, por fim, também o abraça e o afaga.

Esta também já se mostrou ser uma cena que voltará a mente por várias vezes.

Parece óbvio que há um cérebro e uma mente agindo conscientemente nestes animais. A capacidade de criar algo artisticamente belo, assim como a de dar e de pedir afeto, parece estar superando as da raça humana, dada as proporções fisiológicas...

Para onde caminha a Humanidade?!

Seria para trás?... Inculta, no sentido de cultura "descartável", violenta; mais que defensiva, ofensiva... Em cada canto do mundo, demonstrações de desamor!

Talvez devêssemos aprender mais com estes animais "sobre-humanos"...

**********************

Allba Ayko
Enviado por Allba Ayko em 18/09/2015
Reeditado em 19/09/2015
Código do texto: T5387080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.