ESPAÇO E TEMPO...

Moramos no mesmo local há quase quatro décadas.

Quando dispomos de algum tempo, nos dedicamos à leitura. Não restringimos especificamente, a um só tipo de literatura. As dimensões da verdade vêm até nos sobre diversas formas. Não podemos nos considerar “donos de verdades absolutas,”, mas, também termos a tolerância para aqueles que não pensam como nos, admitem e segue outro tipo de fé, consoante com o seu nível de consciência; isto não nos torna melhores ou piores diante de Deus, pois perante a Lei Maior, é o como procedemos no nosso dia-a-dia, em relação ao nosso próximo.

Voltando ao início de nossas reflexões de hoje, há ocasiões que paramos nossas leituras e olhando para a mesma rua que visualizamos há quase 40 anos; como seria este lugar, próximo a localidade, onde segundo os historiadores teve início as atividades dos futuros moradores da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, - Rio Atuba-eram pessoas iguais a nos, com sonhos e necessidade, que na época,-1693-não dispunham de qualquer tipo de recursos que facilitassem suas vidas.

Se nos reportarmos a apenas 59 anos atrás, encontraríamos os primeiros moradores, deste loteamento, onde de início não havia luz elétrica, água encanada, telefone, a TV e ausência de transporte coletivo etc. Se passou, um pouco mais de dois séculos e meio, das primeiras atividades de garimpos no rio que sitamos acima, para que os recursos chegassem até nos, a fim de desfrutarmos de uma melhor condição de vida...

Um século na história, é uma fração de tempo, entretanto quantas transformações alguns puderam acompanhar, no entanto várias gerações não puderam contar com estes benéficos, em suas vidas, isto, porem, não que dizer que também não eram felizes, por viverem numa sociedade carente de recursos tecnológicos, pois hoje, como ontem, afirmam muitos pensadores que a felicidade não está em “ter”, mas, sim em “ser”.

Voltando ao início de nossas reflexões, nossa rua, no início da década de 70, havia um trecho interrompido, neste local passava um pequeno rio, a rua foi aberta, o rio foi canalizado e surgiu um pequeno conjunto habitacional. O conjunto Solar, com casas e apartamentos, foi construído nesta mesma década, se comentava na época, que parte dos inscritos desistira, em função dos preços das prestações, mas tarde foi colocada a venda em 300 pagamentos, sem entrada, e o novo conjunto habitacional foi totalmente vendido.

Quantos aos loteamentos em Curitiba, nas décadas de 40,50 e 60, eram ofertados em 100 parcelas fixas, que superavam oito anos, e o valor? Em média não ultrapassavam 10% do salário mínimo vigente.

Nossas reflexões de hoje terminam por aqui, antes, porem, mencionaremos, o nome de três pioneiros que em 1950, vieram construir suas casas; Dorival Brandt teve somente um emprego, na Fábrica de Pianos Essenfeld, indústria de pianos, reconhecida em nosso país, e exportada para vários países, quando tinha um pouco mais de 100 anos, encerrou suas portas, esta pessoa já passou para o “lado de lá”, bem como Izaac Ferreira, que durante a sua existência exerceu dignamente a profissão de pedreiro. O Sr. Antenor Polli, ainda está entre-nos, desde a muito com limitações físicas, trabalhou durante longos anos como Agente Penitenciário.

Reflexões do Cotidiano, 24 de janeiro de 2009 Saul

Hoje é 18 de setembro de 2015...

http://mensagensdiversificadas.zep.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/09/2015
Código do texto: T5386437
Classificação de conteúdo: seguro