S T A L I N

Era chamado de "O Guia Genial dos Povos" quando estava vivo e bulindo. Foi responsável, segundo seus próprios capachos (depois que ele morreu) pela morte de quarenta milhões de pessoas, inclusive companheiros seus comunistas. Foi acusado de tirano e assassino. ASssis a um filme sobre ele que citava uma das suas frases: "A morte de um homem é uma tragédia. A morte de milhões de homens é uma estatística".

A seu favor a história registra que sem a sua obstinação na guerra contra Hitler, o mundo ocidental póderia ter perdido a segunda grande guerra. Quem desancou a figura de Stalin, depois de sua morte, num congresso do partido comunista foi Nikita Krhuschev que era da sua curriola enquanto o bigodão viveu. Depois da morte Nikita botou a boca no trombone contra ele. Deixo de fazer qualquer apreciação.

Mas o que desejo mesmo nesta pobre maltraçada é dizer que por causa de Stalin ganhei um intrigado para toda a vida. Seguinte: mal saído da dolescência, com uns dezoito ou dezenove anos, eu sempre participava de um senadinho de notívagos que se reuniam sentados nos batentes debaixo das marquizes dass casas comerciais no centro de Arcoverde. Falávamos de tudo e de todos. Um dia um dos senadores chegou atrasado, ele era espírita e estava numa reunião espírita. Ele chegou com os olhos esbugalhados e foi logo disparando: - Pessoal, Stalin baixou hoje no centro e arrependeu-se de todos os seus pecados!. Duvidei no ato, não acreditei, mas o cara insistiu, ficou fulo de raiva e eu dizendo que só podia ser mentira. Foi aquele fuzuê, se não fosse a turma do "deixa disso" teríamos ido às vias de fato. Eu me peguei com um argumento muioto simples: dentre tantas cidades no mundo, grandes, importantes, até russas, por que o bigodão foi logo escolher uma cidade do interior de Pernambuco sem nenhuma importância para o contesto da vioda dele? O danado é que metade do senadinho deu razão ao sujeito, a outra metade ficou comigo. A história se espalhou na cidade, as pessoas se dividiram, e até minha família onde a maioria era espírita me condenaram, alguns me chamaram até de moleque. Mas nunca dei o braço a torcer, não acreditei mesmo e ainda hoje o sujeito não fala comigo.

É isso aí, gralças a Stalin arrumei um intrigado para a vida toda. O cara atingiou até minha pessoa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/09/2015
Código do texto: T5384234
Classificação de conteúdo: seguro