Futebol e Cultura

Com ceretza o futebol faz parte da cultura brasileira. E é uma paixão do nosso povo. Acho que também em quase todo o mundo.

Lembro que num dos melhores a que assisti nos últimos tempos, o argentino "O Segredo dos Seus Olhos", há uma cena em que um investigador alcoólatra mas muito inteligente descobre uma maneira de encontar um assassino por intermédio das cartas que ele escrevia à mãe, mesmo sem dar pistas, só que em todas as cartas ele se referia a jogadores do seu time do coração, o River Plate. Dedução do investigador: procurar o sujeito no estádio do River no dia de um clássico. E diz ao seu superior: "Um homem, seja ele quem for, pode abrir mão de tudo, esconder tudo, mas não a sua maior paixão que é o seu time do coração". Prego batido e ponta virada.

No Brasil a paixão pelo futebol é igual ou ainda maior que na Argentina. Só que está menor devido a estar perdendo, devido a ação perniciosa dos cartolas, as suas características, vez que está aderindo de mala e cuia ao futebol europeu. Uma burrice abissal. Não podemos renunciar à criatividade do nosso futebol que faz parte da nossa cultura. É uma espécie de suicídio, premeditado, frio, insano. Precisa ser evitado.

O saudoso doutor Sócrates, um grande craque, médico e ótimo cronista disse o seguinte: "Sempre gostei do futebol como uma arte; mas o futebol brasileiro está querendo abrir mão de sua cultura esportiva, e ninguém vive sem a própria cultura".

Que saudaee do doutor Sócrates. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/09/2015
Código do texto: T5383806
Classificação de conteúdo: seguro