ATÉ QUANDO?

Os fatos acontecidos neste final de semana nos levam a mencionar algumas palavras sobre as diversas faces da violência.

Em nosso país elas também têm atingido o esporte, pela intransigência de alguns, que vê na torcida contrária um “inimigo”, negando frontalmente o óbvio: se não há o adversário não haveria a disputa...

São comportamentos extremamente violentos, em que em muitos casos o torcedor é agredido e perde sua própria vida; que já nos referimos especificamente em trabalho anterior: OS QUE DENIGREM A IMAGEM DO ESPORTE... 27/10/2009.

No âmbito internacional, no Paquistão, - que se originou após a independência da Índia, cuja sua libertação se deu em função do trabalho incansável do apóstolo da não violência; Mahatma Gandhi. - após quase dez anos de busca, é encontrado o homem mais procurado do mundo, sendo executado, com uma das esposas e um filho, em que pesava a acusação de ser o “mentor” do atentado que culminou com a destruição das duas torres gêmeas, que eram destaque na cidade de Nova Iorque.

O seu trágico “final” se constitui numa prova eloqüente de quem vive para a violência, morre do mesmo modo...

A violência pode ter os mais sórdidos motivos, é um estado de desequilíbrio da conduta humana, em que os motivos são os mais diversos, os “políticos”, “religiosos”, que geram o fanatismo exarcebado; a nossa religião é a “verdadeira”, os que não comungam conosco são os “infiéis”...

Esta conduta anômala faz parte da humanidade ao longo de sua esteira evolutiva, a princípio empregando os meios mais rudimentares; atualmente com sofisticados aprimoramentos de tecnologias extremamente avançadas, mas que resulta os mesmos objetivos de milhares de anos atrás eliminar a vida de seu próximo.

Narra o Evangelista Mateus, que quando os soldados romanos foram prender Jesus, este nos apontou um novo caminho; - do diálogo e da não violência. - o apóstolo Pedro, num ímpeto de violência tomou de sua espada desferiu certeiro golpe e decepou a orelha de um soldado; e ele de pronto o repreendeu, dizendo-lhe: “Embainha a tua espada porque todos os que lançam mão da espada, à espada morrerão”. Na sequência suas abençoadas mãos, num passe de “mágica” recolocou a orelha do soldado ferido pela impetuosidade daquele que seria mais tarde um de seus mais destacados apóstolos...

Ficando a nós a perene lição de vida; quem vive para a violência está sujeito a recebê-la na dimensão que inflige aos outros.

A questão é extremamente complexa, é possível que aqueles que são envolvidos por ela, nem sempre poderiam ser um “acerto” do passado, mas sim semeaduras negativas de hoje, que refletirão amanhã pela invigilância de agora...

Ação e Reação, Livre Arbítrio e Determinismo, é uma sequência que todos estão subordinados; indivíduo, coletividade, povos e nações, pois ninguém é imune à Lei Maior, que é a Soberana Justiça Divina...

Curitiba, 03 de maio de 2011-Reflexões do Cotidiano-Saul

Hoje é 15 de setembro de 2015 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/09/2015
Código do texto: T5383455
Classificação de conteúdo: seguro