DATAS QUE SE REPETEM E OUTRAS QUE DEVEM SER ESQUECIDAS...

*

A dinâmica da vida reflete nos acontecimentos, alguns repetitivos, mas que permanecem com valores que serão eternamente reverenciados; Dia do Trabalho, que por coincidência caiu no primeiro domingo do mês e no segundo será dedicado às mães.

Modestamente nos referimos, homenageando estas duas marcantes datas, em trabalhos anteriores.

Os que as têm, - no nosso caso ela partiu quando tínhamos somente um ano de idade e não a guardamos em nossas lembranças, porém, nos recordamos de nossa inolvidável avó, que desempenhou e a supriu por completo, na condição de nossa segunda mãe. - que possam homenageá-las, com um presente dentro de suas possibilidades, todavia, o mais importante é o respeito, o carinho, o afeto, em reconhecimento aos permanentes cuidados e preocupações; ela simbolicamente se constitui no anjo tutelar, que Deus nos deu, para preservar e proteger nossas vidas, independente da idade que possamos ter; enquanto permanecerem neste plano, com sua presença física, - e depois em outra dimensão. - merecemos dela, permanentes cuidados e preocupações, mesmo aos que já assumiram, cuidando de suas vidas, para elas, continuam sendo o “menino” ou a “menina”, carentes de afetos e permanente amparo...

Nestes últimos dias, além do casamento real; que ganhou total espaço nos meios de comunicações, dando destaque a monarquia da Inglaterra, que estava um pouco “esquecida”; porém, a notícia que nos chamou a atenção foi os dados de um órgão do governo que em algumas regiões do país, há quase 10% da população de brasileiros que vivem com uma renda diária de R$ 2,30 numa condição de extrema pobreza.

Quando se fala tanto em preservação do meio ambiente, - com justa razão. -

e das especieis em extinções; do mesmo modo é necessário canalizar esforços e recursos para mudar este quadro de miséria, em que inúmeros nossos irmãos, que não possuem o mínimo que lhes garante uma moradia digna, alimentação adequada, educação, lazer e uma ocupação que os ajude alcançar tudo isto.

Não nos competindo no momento julgar as causas se é do presente ou do “passado”; mas seja qual for a nos somente compete ajudar sempre, pois as atitudes positivas devem estar acima de quaisquer convicções religiosas ou políticas; quem está com cede e nos pede um copo com água, não nos compete perguntar as “causas”, mas tão somente saciar a sua “cede”...

Finalizamos nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, pedindo permissão de nossos prezados leitores para transcrever o tópico 15 Cap. VIII do Evangelho Segundo o Espiritismo *.“Se assim é, dir-se-á, o mal é necessário e durará sempre, porque se ele viesse a desaparecer, Deus estaria privado de poderoso meio de castigar os culpados; portanto, é inútil procurar melhorar os homens. Mas, se não houvesse mais culpados, não haveria mais necessidades de castigo. Supúnhamos a Humanidade transformada em homens de bem, ninguém procuraria fazer o mal ao próximo e todos seriam felizes, porque seriam bons. Tal é o estado dos mundos avançados, de onde o mal foi excluído; tal será a Terra quando tiver progredido suficientemente. Mas enquanto que certos mundos avançam, outros se formam, povoados de Espíritos primitivos, e que servem por outro lado de habitação, de exílio e de lugar expiatório para os Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal e que são rejeitados nos mundos que se tornaram felizes.” (O Itálico e o Negrito é nosso.)

Este tópico foi elaborado por Kardec, demonstrando o bom senso e a clareza de seu raciocínio.

Curitiba, 6 de maio 2011 - Reflexões do Cotidiano- Saul

Hoje é 15 de setembro de 2015 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/09/2015
Código do texto: T5383453
Classificação de conteúdo: seguro