OS BODES

Aqui neste Recanto já contei da dureza que era ser filho de comunista no interior de Pernambuco nos chamados anos dourados, bem como as agruras da mulher desquitada, os negros e os pobres em geral. Mas faltou citar outra classe de discriminados estigmatizados e perseguidos: os protestantes. Eram perseguidos demais pela intolerância do catolicismo conservador que vigorava na épóca, um verdadeiro fascismo caboclo. Uma crueldade ilimitada. Lembro que apelidavam os protestantes de bodes. Sim, bodes, um amigo meu filho de protestante era apelidado de Célo Bode, em Arcoverde, porque o pai dele era protestante.

Não sou e nunca fui protestante, acho que são radicais, embora seja amigo de vários deles, tenho grandes amigos protestantes, assim como não católico, acho também que há uma parte deles carola e radicais, alguns formando patotas ridículas. Não sou nada. Mas sou testemunha ocular das perseguição sofrida pelos protestantes. Vejam bem, chegavam alguns líderes e representantes da igreja católicar a açular e incitar o povo a jogar pedras nas igrejas protestantes. Juro. Chegava-se ao cúmulo de negar cumprimento aos protestantes. Era completamente impossível um protestante namorar uma moça católica e vice-versa. não estou exagerando. E como havia só um colégio do curso ginasial na cidade,imaginem o que não passava os alunos filhos de protestantes.

Como sempre fui rebelde um dia fiquei indignado e perguntei a um padre diretor de colégio se ele não estava negandio a Cristo por perseguir os alunos protestantes já que a Biblia que eles liam era a mesma dos católicos. O padre quis me suspender, mas eu falei em ir pra justiça e ele desistiu. Só que se fosse perderia porque a justiça estava na mão dos católicos. Hoje mudou, mudou radicalmente, nenhum protestante é mais perseguido devido a sua crença. Nisso a sociedade avançou. Desapareceu até o apelido de bodes, mas algumas beatas antigas ainda usam o termo. Sempre fica um ranço da intolerância. Vida que segue.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/09/2015
Código do texto: T5382593
Classificação de conteúdo: seguro