Girando

Noite passada sonhei com a cena final de um filme que vi há algum tempo com minha irmã. Sonhar com cenas de filmes e séries que vejo é algo comum. Na maior parte das vezes ignoro esses sonhos, pois encaro somente como consequência do que vejo. Mas dessa vez a cena ficou na minha mente por muito tempo. Devido a um pequeno detalhe.

A cena em questão era a cena final de um filme chamado Aos treze.Esse filme faz várias reflexões sobre amizades e o quanto ela pode induzir a pessoa ao mal caminho. Ele narra a mudança de uma menina de comportada para uma garota problema que vai mal na escola e essas coisas.

Mas nesse filme o que mais me chamou a atenção não foi a mensagem ou a história central, até porque tem muitos filmes que se propõem a falar desse tema. O que realmente chamou minha atenção foi a cena escolhida para o encerrar.

Já havia visto muitos filmes parecidos com esse e todos encerraram de uma forma a deixar uma certa esperança no ar, mas esse terminou com uma cena da menina, a personagem principal dorme e sonha que ela está girando em um carrossel estilo gira-gira, aqueles que tem em muitas praças. No início o carrossel está lento, mas depois fica tão rápido que a menina gritava e não conseguia parar. E assim termina o filme.

Serei sincera, demorei um pouco para entender o porque dessa cena final. Para a entender por completo tive que lembrar da época em que era criança.

Quando eu era criança amava brincar no carrossel que tinha na minha escola. Era o brinquedo que eu e meus amigos mais gostávamos. Lembro que a gente brincava da forma normal, mas também brincava de uma forma mais perigosa.

Tinha vez que a gente brincava, quando não tinha nenhum professor por perto, de pular do carrossel em movimento. Um pessoa ficava dando impulso para girar cada vez mais rápido e as outras se posicionavam em posição para pular a qualquer momento. Ganhava a brincadeira quem pulava por último.Muitas vezes eu ganhei essa brincadeira. Mas teve um vez que acabei me machucando.

Da vez em que me machuquei o carrossel estava muito rápido e todos já haviam pulado. Estava apenas eu e a pessoa que estava girando. Mesmo sabendo que estava rápido demais me arrisquei e pulei. Acabei me machucando e levando bronca das professoras. Mas mesmo assim brinquei disso várias outras vezes.

Quando lembrei disso logo entendi a cena final. A ideia de mostrar a menina girando em um carrossel rápido demais foi para que as pessoas entendessem que ela havia entrado em uma situação da qual era difícil sair, pois com o carrossel com uma grande velocidade é difícil ou então que o carrossel era a própria vida, e os erros da menina haviam feito a vida dela perder a normalidade e entrar em uma fase perigosa. Foi uma cena que ficou na minha mente por um bom tempo.

Essa cena havia me impressionado, como já falei anteriormente, porém nunca havia sonhado com ela até noite passada. E enquanto escrevia essa reflexão do sonho me lembrei que não falei do detalhe muito importante que me fez ficar com o sonho na mente. No sonho quem estava girando e girando não era a personagem do filme. Era eu.

Acho que na vida em muitos momentos estamos como a personagem do filme, em uma fase da vida em que não sabemos como reverter nossos erros ou como parar nossos problemas que muitas vezes nos mesmos provocamos.

Nesse momentos ficamos apenas girando cada vez mais rápido no grande carrossel da vida. E esse carrossel ao contrário do carrossel de quando eu era criança nunca para, ele apenas fica mais lento quando assumimos o controle da situação e resolvemos tudo.

Mas enquanto os problemas continuam a pessoa continuará girando, girando e girando.

Ana Carol Machado
Enviado por Ana Carol Machado em 14/09/2015
Código do texto: T5381968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.