NA PRAIA

Naquele tempo eu era bem jovem. Estávamos sentadas debaixo do guarda-sol, na praia, quando minha tia-avó tirou da sacola uns sapatinhos brancos de borracha e os calçou. Como estranhei, ela disse ‘vocês não usam sapatos de tênis para as aulas de ginástica? Eu tenho meus sapatos de banho!’ e lá se foi toda elegante para o mar com seu chapelão de abas largas. Enquanto ela se refrescava com água até a cintura, fiquei ali na areia sem saber o que mais me divertia, os ‘sapatos de tênis’ ou os ‘sapatos de banho’... Foi a primeira e única vez que vi alguém entrar calçado no mar e também a primeira vez que ouvi falar em ‘sapatos de tênis’ (já usávamos dizer apenas tênis), o que na verdade faz sentido. Eles devem ter sido criados para a prática desse esporte, com o passar do tempo é que se tornaram os ‘tênis’ que conhecemos atualmente. Dos mais variados modelos, em muitos lugares do mundo servem não só para qualquer esporte, como para malhação, corridas, caminhadas ou apenas como sapatos confortáveis para o dia-a dia. Entre nós, há até a modalidade chamada sapatênis.

Mas tem outra coisa que eu acho bem divertida em relação a esse calçado. É que na França ele não é chamado de tênis. Lá homens, mulheres, jovens e crianças usam ‘baskets’...